Unilab realizou ações de capacitação envolvendo 96 servidores

Data de publicação  09/02/2021, 17:06

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) investiu, em 2020, R$ 60.923,95 em ações de capacitação destinadas aos servidores. 96 servidores participaram de ações de desenvolvimento internas e externas, ancoradas no Plano de Desenvolvimento de Pessoas, instaurado pelo Decreto 9.991/19, que dispõe sobre a política nacional de desenvolvimento de pessoal.

As informações detalhadas estão no Boletim Informativo Ações de Capacitação 2020, da Divisão de Desenvolvimento de Pessoal (DDP/SGP). De acordo com o documento, as temáticas contempladas em capacitações foram logística e compras públicas; básico e comunicação; dados, informação e conhecimento; gestão de pessoas; gestão estratégica; governo, digital e transparência; orçamentos e finanças; e Unilab.

Ao longo de 2020, foram ofertadas quatro ações internas de desenvolvimento, que ocorreram de forma on-line em virtude da pandemia de Covid-19. “Diferentemente dos anos anteriores, as ações deste ano tiveram a participação direcionada para públicos específicos, com o objetivo de maximizar os resultados a serem obtidos pela capacitação”, informa o boletim. Já para capacitações externas, 30 servidores foram contemplados.

Novas ações

A gerente da DDP, Natália Athayde, destaca a importância da participação das unidades no Levantamento de Necessidades de de Desenvolvimento, realizado anualmente, e requeiram formalmente junto à divisão ações de capacitação que visem a melhoria dos processos, o alcance de resultados institucionais e o desenvolvimento dos servidores.

“Podemos construir um projeto de capacitação conjuntamente e viabilizar a ação. Com a restrição de recursos e de pessoal, talvez não consigamos atender de forma imediata, ou ainda no mesmo ano, porém, esse movimento nos ajuda a reconhecer a demanda, planejar ações específicas e mais assertivas, e entender com maior profundidade as necessidades institucionais, mesmo que para o ano seguinte”, disse.

Para o ano de 2021, a SGP divulgará as orientações básicas, de acordo com o orçamento que ainda será aprovado para realização das ações externas e internas, bem como ampliará a metodologia de divulgação e organização dessas capacitações.

Mais informações nas bases de conhecimento dos processos de curso interno de capacitação e capacitação externa no SEI ou por e-mail a ddp@unilab.edu.br.

Aproveite para conferir os cursos ofertados pela Escola Virtual da Enap – https://www.escolavirtual.gov.br/. A oferta é gratuita e existem várias áreas de conhecimento e atuação no âmbito da administração pública. Além disso, muitas das necessidades cadastradas no Plano de Desenvolvimento de Pessoas da Unilab para 2021 são atendidas pela Enap, consulte o documento na página da DDP: http://unilab.edu.br/capacitacao-sgp/.