Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Reitor pro tempore da Unilab assume presidência do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (Cruc)

Data de publicação  22/02/2021, 15:48
Postagem Atualizada há 3 anos
Saltar para o conteúdo da postagem
Cerimônia de posse da nova presidência do Cruc ocorreu no último dia 12, on-line.

O reitor pro tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Roque Albuquerque, compõe a presidência do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (Cruc). Roque foi empossado no último dia 12, em cerimônia on-line, junto com o reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Ness.

Roque Albuquerque destaca a importância do conselho para a educação superior diante do atual cenário pandêmico, buscando alternativas para a inclusão digital e a mobilização universitária. “Universidades particulares, universidades estaduais, universidades federais temos nos reunido para podermos achar alternativas. Uma das alternativas é a universalização da inclusão digital, com dois desafios: há uma desigualdade muito grande no acesso à internet, a internet não é para todos como nós pensávamos; o segundo desafio é como acessar a internet sem um dispositivo, sem um tablet, celular, computador. E aí precisamos discutir políticas universais da educação, que envolvem dois fatores: a inclusão digital e a mobilização universitária diante da pandemia”, frisou.

Outras pautas da nova gestão do Cruc são a aprovação do Estatuto da entidade, com posterior criação do CNPJ, e tornar o conselho mais conhecido, a partir de um trabalho de comunicação.

Estiveram na cerimônia o reitor da Universidade Estadual do Cariri, Francisco Lima Júnior, transmitindo os cargos; o secretário da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda; e reitores e pró-reitores da Unilab, Urca, UFCA, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade do Vale do Acaraú (UVA), e o gerente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Paulo Resende.

Sobre o Cruc

O Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (Cruc) é uma entidade civil que tem como propósito reunir um conselho de reitores do Ceará, das universidade públicas e da Universidade de Fortaleza, para promover o desenvolvimento da educação superior no estado.

Categorias