Projeto História Digital disponibiliza 277 referências bibliográficas

Data de publicação  23/02/2021, 17:37

A biblioteca pública de referências bibliográficas História Digital disponibiliza 277 referências bibliográficas. O projeto foi desenvolvido pela discente do curso de História do Instituto de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (IHL/Unilab) Ana Carolina Veloso – bolsista Pibic/Fapesb, projeto “História Digital: acervos e ferramentas digitais para pesquisa e ensino” -, junto com a estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades (IHL-Unilab) Priscila Silveira – bolsista Pibic/Unilab, projeto “Pós-Abolição: sentidos, usos e produção acadêmica (2004-2019)”. Ambas tiveram orientação do professor Eric Brasil, no âmbito do curso de História, em diálogo com o Laboratório de Humanidades Digitais da UFBA, LABHDUFBA.

A biblioteca História Digital está organizada em pastas temáticas e cada referência (entre livros, artigos, capítulos, papers, conferências, tutoriais etc) possui tags/etiquetas que facilitam a busca.

Há trabalhos sobre teoria e epistemologia, hermenêutica e heurística, memória, ensino, história pública, arquivos e bibliotecas, Big Data, internet; metodologias e ferramentas digitais, como NLP e NER, linguagens de programação, web scraping, CAQDAS, OCR, análise de redes. “Apesar do enfoque em História, incluímos referências das múltiplas áreas das Humanidades Digitais”, informa o professor Eric Brasil.

A biblioteca foi criada com o Zotero, um programa de gerenciamento de referências bibliográficas livre e de código aberto. Com ele, é possível criar coleções, organizar suas referências, criar, formatar e atualizar automaticamente citações e bibliografias direto no editor de texto, renomear arquivos, baixar metadados e arquivos, criar bibliotecas on-line compartilhadas, entre outras funções.

Colabore

A equipe pretende manter a biblioteca atualizada, para isso, toda colaboração é bem-vinda, bastando entrar em contato pelo e-mail profericbrasil@unilab.edu.br.