Projeto de extensão Ouvindo Música apresenta palestra “Mulheres no Samba”

Data de publicação  03/03/2021, 14:30

O projeto de extensão Ouvindo Música – em parceria com o programa de extensão Travessias, Residência Pedagógica, Pibid e Pulsar, vinculados ao curso de Licenciatura em Sociologia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) – promoverá durante todo o primeiro semestre de 2021 discussões sobre as inter-relações entre música popular e gênero.

O primeiro evento será a palestra Mulheres no Samba, com a professora doutora Marilda Santanna, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no dia 11 de março de 2021, às 16h, via plataforma Google Meet. As inscrições poderão ser realizadas no dia do evento. Todas as atividades do projeto de extensão terão certificado.

Sobre a palestrante

Professora e artista pesquisadora, Marilda Santanna possui pós-doutorado pela Universidade de Lisboa (2013-2014) e pelo Instituto de Artes Universidade Estadual de Campinas. É professora associada do Instituto de Humanidades, Artes, Ciências Prof. Milton Santos-IHAC e professora pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher-NEIM, além de atuar como professora permanente do Mestrado Profissional em Artes-PROFARTES. Também é professora colaboradora do Pós-Cultura UFBA. Possui graduação em História, mestrado em Artes Cênicas e doutorado em Ciências Sociais, todos os títulos pela UFBA. Com três livros lançados pela EDUFBA; também possui três álbuns gravados e inúmeros shows, entrevistas e artigos publicados na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: música, performance, identidade, teatro, cultura, voz e feminismo negro. Atualmente pesquisa a Genealogia da Intérprete Negra na Música Popular Brasileira, com artigos publicados sobre o tema.