Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Unilab participa da publicação de livro internacional na área de Nanomateriais e Nanotecnologia

Data de publicação  09/03/2021, 15:41
Saltar para o conteúdo da postagem

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) participa do livro “Nanomaterials and Nanotechnology”, publicado pela editora internacional Springer Nature. A participação da Unilab se dá nos capítulos 4 e 14, sob os títulos Chitosan Nanoparticle: Alternative for Sustainable Agriculture” e “Nanotechnology Systems for Biofuels Production”.

Os trabalhos foram orientados pelo professor Cleiton dos Santos, com a participação dos estudantes – atualmente egressos do curso de Engenharia de Energias da Unilab – André Luiz Oliveira, Thálysson Cavalcante, Katerine Moreira, Rodolpho Monteiro e também com a colaboração dos docentes da Unilab Maria Cristiane de Souza e Rita Karolinny de Lima, do Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (Ieds).

Para Cleiton dos Santos, a participação da Unilab na publicação contribui para sua divulgação em nível internacional na área de Nanomateriais e Nanotecnologia. “Isso possibilita a interação da universidade em nível internacional nas áreas de pesquisa e tendências, mercados, formação de contatos e parcerias de interesse da instituição, além de fortalecer a imagem da instituição na área de inovação para a comunidade cientifica nacional e internacional, favorecendo o intercâmbio de experiências e conhecimentos para a universidade, bem como a possibilidade de colaboração com agências de fomento internacional”, salientou.

O livro, organizado pelos docentes Pierre Fechine, Ronaldo do Nascimento, Paulo de Tarso (UFC) e Vicente  de Oliveira (Uece), fornece visão geral completa de uma ampla gama de nanomateriais, apresentando sua síntese e caracterização para aplicações atuais e potenciais, com foco especial no uso de tais produtos baseados em nano, como agentes funcionais em aplicações biomédicas, ambientais e industriais. A publicação aborda a relação intrínseca entre aspectos que envolvem a síntese de nanocompostos, suas propriedades bio-físico-químicas e suas interações, ocorrendo na matriz biomédica, ambiental e industrial.

Categoria