Professores da Unilab publicam capítulos em livro sobre Português e Lusofonia

Data de publicação  17/03/2021, 16:57
A publicação foi lançada pela Editora da Universidade do Porto

Os professores Eduardo dos Santos, Alexandre da Silveira e Alexandre Timbane, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Campus dos Malês/BA, participaram, com três capítulos, do livro Línguas em Português: A Lusofonia numa visão crítica”, lançado pela Editora da Universidade do Porto. Segundo os organizadores, o livro terá em breve edição digital.

Os capítulos escritos pelos docentes do curso de Letras, do Instituto de Humanidades e Letras (IHL/Unilab) são “A língua portuguesa como variedade nacional em Angola” – Prof. Dr. Eduardo Ferreira dos Santos (Unilab); “Lusofonia revisitada e a crítica da celebração” – Prof. Dr. Alexandre Cohn da Silveira (Unilab) e Profa. Dra. Cristine Gorski Severo (UFSC); e “A Guiné-Equatorial no cenário lusófono: política e planejamentos linguísticos” – Prof. Dr. Alexandre Antonio Timbane (Unilab) e Charlott Eloize Leviski (UEPG).

Prof. Dr. Alexandre Antonio Timbane
Prof. Dr. Eduardo Ferreira dos Santos

O primeiro volume da coleção Uma Língua com Vista para o Mar — Estudos de Língua Portuguesa, Línguas em português. Lusofonia numa Visão Crítica, organizado por Francisco Calvo del Olmo e por Sweder Souza, da Universidade Federal do Paraná, põe em relevo a riqueza e a diversidade do português em nível mundial. Com tantos capítulos quanto os países e territórios onde o português é língua oficial, o livro dedica um capítulo em particular à situação e às propriedades do português em cada um desses espaços para onde a língua foi levada e onde ainda hoje é conservada. A obra reúne autores de diversas nacionalidades, orientações teóricas e perspetivas diferentes sobre o carácter global do português e destina-se a uma audiência não exclusivamente acadêmica. Ao sublinhar o pluricentrismo do português e ao demonstrar como este é um tema de reflexão em vários níveis, a obra mostra também a visão acerca da língua portuguesa como um elo de união e cooperação entre países, povos, culturas, épocas e instituições espalhadas no tempo, no espaço e na mundividência, não esquecendo os contatos que a língua estabelece e potencia, em diversos contextos, com outras línguas e outras culturas.

Prof. Dr. Alexandre Cohn da Silveira