Projeto de extensão Diálogo Urbanos participa de construção do relatório do Mapa da Covid-19 no Grande Bom Jardim

Data de publicação  14/04/2021, 16:48

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), por meio do Grupo Diálogos de Extensão e Pesquisas Interdisciplinares, participou da construção do Relatório do Mapa Participativo da Covid-19 no Grande Bom Jardim, em Fortaleza/CE. O relatório é resultado da mobilização e atuação do Comitê Popular de Enfrentamento à Covid-19 no Grande Bom Jardim. Outras três universidades contribuíram, fazendo confluir as áreas de Sociologia, Planejamento Urbano, Arquitetura e Urbanismo e Geografia, no grupo intersetorial/equipe técnica com pesquisadores/as, técnicos governamentais e lideranças populares.

O documento, que traz treze recomendações para o poder público, foi lançado em reunião do Comitê Popular realizada no último dia 12, com a presença do Secretário de Saúde do Estado do Ceará, Dr. Cabeto. “Esperamos que a pesquisa/relatório possa fortalecer o enfrentamento à Covid-19!”, disse o professor da Unilab Eduardo Machado, coordenador do Grupo Diálogos de Extensão e Pesquisas Interdisciplinares.

O relatório foi elaborado a partir de grupos focais virtuais que efetivaram um mapeamento participativo, contando com a presença de lideranças populares, agentes comunitários de saúde, gestores da educação e pessoas de organizações da sociedade civil local.

O mapeamento identifica pontos/áreas de aglomeração e de maior incidência de casos e óbitos nos cinco bairros que compõem o Grande Bom Jardim (Bom Jardim, Canindezinho, Granja Lisboa, Granja Portugal e Siqueira).

Por se tratar ainda da primeira versão, o relatório será consolidado, verificando-se possíveis inconsistências e agregando outras informações e dados.