Vídeo educativo criado em projeto de extensão estimula vacinação contra a Covid-19

Data de publicação  14/04/2021, 15:27

Estudantes e professores da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) criaram um vídeo educativo para contribuir com o combate à pandemia de Covid-19. O vídeo se intitula “E as vacinas contra a Covid-19, hein?” e está disponível nas redes sociais do Projeto de Extensão “Vídeos educativos para promoção da saúde: TV Saúde Unilab”, confira no Instagram e YouTube.

O objetivo da produção audiovisual é contribuir com informações corretas sobre as vacinas contra Covid-19 disponíveis no Brasil e estimular a adesão à vacinação.

A cena que serve de pano de fundo para o vídeo é uma situação que tem se repetido no cotidiano das pessoas em isolamento devido à pandemia: uma conversa entre amigos, que decidem se reunir virtualmente, por meio do Google Meet, momento no qual surge o assunto “vacina”. Os discentes-atores usam seus nomes reais na gravação.

A criação do vídeo seguiu etapas: os estudantes promoveram uma enquete on-line, usando o Instagram do projeto de extensão, para levantar as principais dúvidas das pessoas sobre as vacinas contra Covid-19. Em seguida, agruparam as dúvidas em temas e pesquisaram as respostas em publicações científicas sobre a temática (protocolos, manuais, artigos científicos).

Os discentes elaboraram um roteiro com linguagem acessível, revisado por docentes-pesquisadores do Instituto de Ciências da Saúde (ICS/Unilab), que apontaram novas necessidades de ajustes no conteúdo. “Espera-se que o vídeo possa ser compartilhado em redes sociais e utilizado para estimular a aquisição de conhecimento de forma individual ou em momentos coletivos, como atividades de educação em saúde”, comenta a professora Andressa Saturnino, coordenadora do projeto TV Saúde Unilab.

Estiveram envolvidos na elaboração do roteiro, atuação e edição seis discentes dos cursos de Enfermagem – Eduarda de Araújo, Henrique Freitas, Isabel Nana de Almeida e Ruth Silvestre -, do curso de Farmácia – Victor de Alencar – e do curso de Letras – Língua Portuguesa, Valdimiro César Miguel. O roteiro contou com a consultoria científica das professoras Andressa Saturnino, Larissa Nicolete e Raquel Petrilli.

TV Saúde

Trata-se de uma iniciativa do projeto de extensão “Vídeos educativos para promoção da saúde: TV Saúde Unilab”, cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex) e contemplado no Edital Proex nº 02/2021 – Pibeac 2021.