Unilab ganha novo portal
O portal da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) está de cara nova. A universidade lançou, nesta quinta-feira (15), a sua nova página, onde os usuários encontram estrutura planejada para uma navegação mais fácil e mais rápida.
O novo template é fruto do trabalho conjunto da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e Secretaria de Comunicação Institucional (Secom) e visa atender aos anseios da comunidade acadêmica, com uma melhor experiência do usuário, atendendo critérios de acessibilidade, responsividade e validações internacionais.
De acordo com o diretor da DTI, Giancarlo Vecchia, o portal está adequado aos padrões do governo federal, contemporâneo, acessível e responsivo. “Acreditamos que esse é o primeiro passo para a padronização de todos os sites da Unilab”, declarou.
O programador visual Kallyl Pinheiro, lotado na Secom, ressalta que atualizar o portal era um desejo e necessidade. “A universidade cresceu ao longo desses 10 anos de existência e precisava que seu site também acompanhasse essa evolução. Sabemos que a entrega deste trabalho não termina agora, o portal ainda necessitará de alguns ajustes ao longo do tempo, mas temos a convicção que o novo layout e estrutura, mais simplificados e minimalistas, irão facilitar o acesso por parte dos nossos usuários”, afirmou. Kallyl sublinhou ainda o trabalho de parceria entre DTI e Secom, com forte empenho dos servidores técnico-administrativos.
Rafael Oliveira, técnico de Tecnologia da Informação, trabalhou no desenvolvimento do novo portal e declarou estar satisfeito com o resultado. “Para mim, como servidor público lotado há sete anos nesta instituição, materializar a nova identidade visual do portal da Unilab foi, até o momento, a atividade mais gratificante e enriquecedora na minha carreira”, disse.
Desenvolvimento
O tema possui identidade visual única, baseada no próprio portal da Unilab e na Identidade Visual do Governo Federal na Internet, inspirado pelo portal do Governo Federal e orientados pelo Design System do Governo Federal. A equipe abordou aspectos do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG) e obteve aprovação em testes de acessibilidade em sites como o Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios (ASES), do Governo Federal, e Access Monitor, entre outros.
CONTEÚDO RELACIONADO
- De 06/12 a 06/01/25, mestrado Interdisciplinar em Humanidades abre inscrições para ingresso no semestre 2025.1
- Instituto de Humanidades divulga alteração do Cronograma do concurso de professor efetivo no setor de estudo: Pedagogia – Ensino da Arte Africana e Afro-Brasileira [Edital nº 33/24]
- Inscrições abertas para III Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente, que será nos dias 27 a 30/11
- Re-conhecendo os saberes e práticas indígenas e quilombolas na Educação é tema de minicurso online, dia 13/09; inscrições abertas
- Até 08/08, abertas inscrições para pós-graduação em Sustentabilidade, na modalidade a distância, ofertada pela UEMA, em parceria com a Unilab