Workshop virtual sobre Acervo Arqueológico da UHE Balbina ocorre de 10 a 12 de maio

Data de publicação  28/04/2021, 13:45

O workshop virtual sobre o Acervo Arqueológico da Usina Hidrelétrica de Balbina ocorre de 10 a 12 de maio e é resultado de dois projetos de pesquisa coordenados por Rhuan Carlos Lopes, docente IH/Unilab e PPGA/UFC-Unilab: “História e memória do acervo Arqueológico da UHE Balbina, Amazonas” e “Curadoria, análise, conservação e Educação Patrimonial do acervo arqueológico da UHE Balbina, Presidente Figueiredo-Amazonas”. Ambas as pesquisas são realizadas em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir), a partir da coordenação adjunta de Juliana Rossato, e com a Inside Consultoria Científica. Os trabalhos possuem financiamento da Eletrobras.

O evento será inteiramente on-line, através das redes sociais da Inside Consultoria Científica. Para receber a certificação de 12 horas, a inscrição deve ser realizada pelo e-mail arqueobalbina@gmail.com até 9 de maio.

O workshop pretende apresentar os resultados parciais das pesquisas desenvolvidas junto a um dos maiores acervos arqueológicos do Brasil, o da Usina Hidrelétrica de Balbina, localizada no estado do Amazonas.

Desde 2019, uma equipe multidisciplinar e interinstitucional atua na curadoria, análise e conservação de um conjunto de mais de um milhão e meio de vestígios coletados ao longo do rio Uatumã na década de 1980. Os dados preliminares apontam para a longa ocupação humana na região e para as diferentes formas de construção da paisagem local. Além disso, as atividades de Educação Patrimonial, associadas aos projetos, possibilitaram a fruição das pesquisas junto às comunidades locais, o que gerou também dados sobre os entendimentos acerca da cultura material arqueológica.

Saiba mais aqui.