Edital para Seleção de Monitores 2020.2

Período para inscrições vai de 3 a 7 de maio. Confira a listagem com as vagas voluntárias e remuneradas no corpo do Edital 12/2021.

Data de publicação  29/04/2021, 17:24

A Pró-Reitoria de Graduação da Unilab (Prograd) tornou público o Edital Prograd Nº 12/2021, de 29 de abril de 2021, que regulamenta a seleção de monitores para atuação nas disciplinas ofertadas pelo Período Letivo 2020.2. Todo o processo deve ser acompanhado por meio da página específica da seleção, no site da Prograd.

O Edital 12/2021 foi modificado, em 29 de abril de 2021, pelo Aditivo I. O documento retifica a escrita do endereço de e-mail para inscrição de candidatos às vagas para disciplinas do Bacharelado em Humanidades, do Campus dos Malês (BA).

Sobre o Programa Bolsa Monitoria

O Programa de Bolsa de Monitoria (PBM) está vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) em conjunto com os cursos de graduação. Tem como objetivo contribuir para o processo de aprendizagem dos estudantes, promovendo maior interação entre discentes monitores, discentes matriculados nas disciplinas e docentes ministrantes das disciplinas ofertadas neste edital. A monitoria busca, também, despertar o interesse no estudante para a carreira docente.

O atual edital é destinado tanto a vagas voluntárias quanto remuneradas (conferir Quadro 1, item 7). Para os selecionados das vagas remuneradas, será concedido o benefício de R$400,00 (quatrocentos reais) por até 3 meses e 14 dias.

Informações gerais: pré-requisitos e inscrições

O interessado no processo (obrigatoriamente estudante da Unilab) deve ler atentamente e na íntegra o texto do Edital para saber se cumpre todos os requisitos necessários para pleitear a vaga. De início, é necessário que o candidato tenha cursado e concluído a disciplina disputada com média igual ou superior a 7,0 (sete). A lista de todas as disciplinas pode ser conferida no Quadro 1 do item 7 do documento. De todas elas, o candidato poderá escolher apenas uma para disputar vaga. Uma vez selecionado, o monitor deverá disponibilizar de 12 horas semanais para o acompanhamento das atividades requisitadas.

O período de inscrições vai de 3 a 7 de maio, e deve ser realizada via e-mail direcionado à coordenação do curso que oferta a disciplina (confira o Quadro 2, no item 8 – “Das Inscrições”. Esse campo foi modificado pelo Aditivo I).

O campo “assunto” deverá conter “Seleção de Monitoria Edital Prograd 12/2021”. Como documentação obrigatória anexa, o candidato deve enviar o formulário de inscrição (Anexo I) devidamente preenchido, bem como histórico escolar atual e declaração de vínculo emitidos pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). A carta de intenção (Anexo II) só é obrigatória caso a coordenação do curso em questão adotar esse método como etapa do processo seletivo.

Etapas do processo seletivo

A seleção pode ocorrer em até 3 etapas: carta de intenção, entrevista e apuração do Índice de Desempenho do Estudante (IDE). A adoção das etapas é discricionária à Comissão de Seleção de cada curso, segundo o Quadro 3 (item 9) do edital.

Todo o cronograma do processo, com os prazos para recurso (Anexo III), resultado preliminar, resultado final e demais fases do processo pode ser consultado no item 13 do edital.

CONTEÚDO RELACIONADO