Nota da Reitoria informa sobre retorno gradual e seguro de atividades a partir de 3 de maio

Data de publicação  30/04/2021, 16:45

A Reitoria da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), considerando o contexto crítico da pandemia de Covid-19 e os aspectos elencados em documentos citados a seguir, recomenda que sejam indicados ao trabalho presencial, mesmo que sob revezamento:

– Os servidores que voluntariamente optem por essa modalidade;

– que não disponham de recursos tecnológicos para realização de suas atividades remotamente;

– ou que sejam indispensáveis para suporte à execução das atividades acadêmicas.

Os demais servidores ficam em trabalho remoto a critério das chefias imediatas, conforme orientações estabelecidas na Portaria Reitoria nº 497, de 26 de novembro de 2020.

Como será o retorno gradual e seguro?

A partir da próxima segunda-feira (3), conforme Portaria Reitoria nº 146, de 29 de abril de 2021, Edição Extraordinária nº 38, do Boletim de Serviço da Unilab, publicada em 31 de março de 2021, serão retomadas as atividades administrativas presenciais de forma gradual e segurados servidores docentes e técnico-administrativos na Unilab, em conformidade com a Instrução Normativa nº 109, de 29 de outubro de 2020 e alterações, da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, bem como o Ofício Circular SEI nº 699/2021/ME, de 28 de fevereiro de 2021, enquanto perdurar o estado de calamidade de saúde pública decorrente da Covid-19.

Durante o ano de 2020 e início de 2021, a Administração Superior da Unilab concentrou esforços em toda a preparação da estrutura administrativa que pudesse garantir o retorno gradual e seguro das atividades administrativas conforme a Instrução Normativa mencionada acima, sempre observando as determinações das autoridades locais quanto às medidas de combate à pandemia e acompanhamento do mapa epidemiológico por meio de recursos de mídias e reuniões do Comitê Institucional de Enfrentamento à Covid-19 (Ciec), a fim de garantir as condições sanitárias que o viabilizassem.

A seguir, apresentam-se algumas das ações já realizadas:

I – Elaboração e aprovação do Plano de Biossegurança da Unilab.

II – Disponibilização de lavatórios e produção de álcool em gel.

III – Implantação de barreiras de acrílico nos locais de atendimento ao público

IV – Demarcação de espaçamento entre pessoas nos ambientes para manutenção do distanciamento social, inclusive nos transportes coletivos da instituição.

V – Orientação às chefias de preparação das equipes de trabalho para distribuição de pessoal para trabalho remoto, por revezamento ou presencial, de acordo com o Plano de Biossegurança e normas pertinentes.

VI – Oferta dos serviços de testes rápidos.

VII – Orientações quanto às medidas individuais de prevenção ao contágio da Covid-19.

VIII – Mapeamento epidemiológico semanal. A Gestão Superior, em conjunto com o Ciec, continuará acompanhamento as determinações das autoridades e a evolução da pandemia no contexto local e regional.