Teletrabalho na Unilab: proposta será apresentada a representantes dos técnico-administrativos em Educação

Data de publicação  03/06/2021, 10:05

A Superintendência de Gestão de Pessoas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (SGP/Unilab) apresentará proposta de regulamentação do teletrabalho na universidade a representantes da categoria de técnico-administrativos em Educação.

A reunião será no próximo dia 9, às 14 horas, com o objetivo de compartilhar o que foi estudado no Grupo de Trabalho que elaborou a proposta e ouvir sugestões. Participarão membros da Comissão Interna de Supervisão da Carreira de Técnicos-Administrativos em Educação (CIS), membros de representação sindical do Ceará e da Bahia – do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Estado do Ceará (Sintufce) e do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Universidades Públicas Federais no Estado da Bahia (Assufba) -, e representantes da categoria no Conselho Universitário (Consuni) e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

A apresentação da proposta de regulamentação está prevista no planejamento da SGP e na Portaria Reitoria nº 466, de 11 de novembro de 2020.

O grupo de trabalho para estudar, analisar e propor uma proposta de regulamentação do programa de gestão na Unilab (teletrabalho) foi constituído pela Portaria Reitoria nº 495, de 26 de novembro de 2020.

Após análise pela SGP, a minuta foi apreciada pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) e Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), para estabelecimento do método de desenvolvimento e avaliação de metas e resultados e do sistema de acompanhamento do teletrabalho, respectivamente, conforme estabelece a Instrução Normativa nº 65, de 2020, no Ministério da Economia.

Histórico

O tema do teletrabalho já foi tratado junto à comunidade acadêmica por meio de audiência pública, em 2018, enquanto vigorava a Instrução Normativa nº 1, de 2018 (atualmente revogada). Na oportunidade, foi criado um GT para propor uma normativa. Em 2020, já com a execução do trabalho remoto como medida de proteção contra a Covid-19, lançou-se um questionário com o objetivo de avaliar a situação dos técnico-administrativos em Educação no contexto de trabalho remoto, cujo relatório produzido também serviu como elemento para auxiliar nos estudos do teletrabalho na Unilab, a partir da percepção dos servidores.