“Educação e saúde na perspectiva do pensamento Freiriano” é tema de roda de conversa no próximo dia 7

Evento conta com pesquisadores de diversas áreas do conhecimento.

Data de publicação  30/06/2021, 13:27

Como ação comemorativa ao centenário do educador e filósofo Paulo Freire (recifense nascido em 1921), várias instâncias unidas da Unilab no Ceará e na Bahia organizam, no dia 7 de julho, às 14h, a roda de conversa “Educação e saúde na perspectiva do pensamento Freiriano”. O evento será transmitido pelo canal da Prograd no Youtube.

Participam do evento as(os) docentes Eysler Maia, Larissa Nicolete, Leilane Barbosa e Jairo Domingos (professores vinculados ao Instituto de Ciências da Saúde – ICS/Unilab); a professora Carla Verônica Albuquerque, vinculada ao Instituto de Humanidades e Letras do Campus dos Malês (IHL/Unilab/Malês) e a professora Andreina Santana, representando a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEDUC/BA). A mediação do encontro fica por conta do também professor James Ferreira Moura, pró-reitor de Políticas Afirmativas e Estudantis da Unilab (Propae/Unilab).

Segundo o professor Luís Carlos Ferreira, membro da comissão organizadora dos eventos em homenagem ao Centenário de Paulo Freire na Unilab, o pensamento do pernambucano se difunde por diversas áreas do conhecimento (como é o caso da saúde) porque se dedica a entender a pessoa por inteiro. “Então não dá pra focar só na doença. É preciso entender todo um contexto que contribui ou não para a melhoria das condições de saúde dessa pessoa (…) Olha aí o que a pandemia tem mostrado pra gente: o quanto ela reforça a desigualdade! Ela não é democrática. Afeta a todos nós, mas as condições sanitárias, culturais, demográficas, vão se diferenciar”, argumenta.

CONTEÚDO RELACIONADO