Relatório de Gestão 2020 aponta período de crescimento institucional

Data de publicação  30/06/2021, 11:25

O Relatório de Gestão da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) relativo a 2020 já está disponível no portal da instituição. O relatório se trata de um instrumento em que a universidade “presta contas” com a sociedade e os órgãos de controle interno e externo, nos termos da Constituição Federal, artigo 70. O texto é elaborado de acordo com as disposições das Instruções Normativas TCU nº 84/2020 e 188/2020 e das orientações dos órgãos de controle interno.

Para o reitor da Unilab, Roque Albuquerque, em que pese o contexto pandêmico, o ano de 2020 representou um interessante crescimento da instituição. “Chega a ser impensável o quanto foi feito em um período de crise sanitária mundial, uma universidade destravar e crescer em plena pandemia. Apesar de todos os desafios, o trabalho repentinamente deslocou-se do presencial para o remoto e, ao contrário do que muitos estavam receosos, a produtividade aumentou”, sublinha.

O documento aponta as mudanças vivenciadas pela Unilab em 2020, como a instituição de diversos setores, o início da redação das diretrizes e políticas da internacionalização e a publicação do Estatuto da universidade no Diário Oficial da União

A Unilab conta com 24 cursos de Graduação com 4.936 discentes matriculados na modalidade presencial e 218 matriculados na modalidade a distância, sendo 3.760 brasileiros e 1.771 internacionais. Na Pós-Graduação stricto sensu são 8 cursos com 240 matriculados, sendo 224 brasileiros e 16 estrangeiros. O número de egressos da instituição é de 2.219 em cursos presenciais e de 257 pela EaD, sendo 1.657 brasileiros e 819 internacionais. Na pesquisa, são 1.263 projetos, dos quais 1.051 foram concluídos e 212 estão em andamento, contabilizando-se 110 grupos de pesquisa, dentre estes 85 são certificados.

Durante o Período Letivo Excepcional (Plex), 62 discentes colaram grau de forma antecipada; 76 discentes concluíram os cursos na colação regular Plex e mais 7 estudantes na colação especial 2020.1.

Na área da Extensão no ano de 2020, mesmo com a pandemia, foram executadas 122 ações de Extensão, Arte e Cultura.

Em infraestrutura de ensino e pesquisa foram construídos e instalados os laboratórios de Genética Molecular, Fitopatologia e concluída em mais de 95% a obra das residências universitárias, no Campus de Auroras, em Redenção/CE.

O ano também foi marcado por importantes ações em assistência estudantil. Foram distribuídos mais de 2.553 chips e 1.318 tablets entregues para estudantes carentes. A  universidade manteve 1.904 estudantes no Programa de Assistência Estudantil (Paes), criou a ajuda de custo de alimentação para

1.192 estudantes em virtude da suspensão dos Restaurantes Universitários e forneceu, em caráter extraordinário, 225 auxílios emergenciais.

Outra área em que a universidade recebeu reforço em 2020 foi a proteção dos direitos humanos: institucionalizou-se a Coordenação de Direitos Humanos, lançou-se a cartilha Combate ao Racismo e Discriminação e a Cartilha Informativa de Enfrentamento à Violência de Gênero, entre outras ações.

Leia o relatório completo.