Primeira reitoria eleita da Unilab toma posse em 5 de agosto

Data de publicação  02/08/2021, 15:12
Roque Albuquerque e Cláudia Carioca são o primeiro reitor e vice-reitora eleitos na Unilab e tomam posse nessa quinta-feira (5).

O reitor Roque Albuquerque e a vice-reitora Cláudia Carioca, eleitos para o quadriênio 2021-2025, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), tomam posse no dia 5 de agosto, às 15h30, no Campus das Auroras/Unilab, com cerimônia presencial e transmissão por videoconferência pelo canal da Unilab no YouTube e página no Facebook. Essa é a primeira reitoria eleita pela Unilab. Participam como convidados da cerimônia o ministro da Educação Milton Ribeiro; o prefeito de Redenção/CE, David Benevides; o prefeito de Acarape/CE, Edilberto Barroso; e o deputado federal, pelo Ceará, Jaziel Pereira (PR).

Em dez anos de existência da Unilab, a primeira eleição para a Reitoria aconteceu em março deste ano, após revisão e publicação do Estatuto da Universidade, no Diário Oficial da União, o que ocorreu em 30 de dezembro de 2020. Em janeiro de 2021, o Conselho Universitário (Consuni) aprovou o início do processo de elaboração da lista tríplice, instituindo comissão organizadora e optando pela realização de consulta informal, a cargo da comunidade acadêmica formada por docentes, estudantes e técnico-administrativos em educação. Na consulta paritária à comunidade, o reitor Roque Albuquerque e a vice-reitora Cláudia Carioca tiveram, respectivamente, 64% e 55% dos votos válidos. Roque Albuquerque foi o último reitor pro tempore, antes de ser eleito em consulta e ter seu nome aprovado pelo Ministério da Educação (MEC), após envio da lista tríplice.

Acompanhe a cerimônia ao vivo!