III Semana de História da Unilab-Campus dos Malês acontece de 10 a 13 de agosto

Data de publicação  09/08/2021, 15:25

O curso de Licenciatura em História da Unilab – Campus dos Malês realizará, de 10 a 13 de agosto, a sua III Semana de História, com o tema: “História(s): lutas política, territórios e identidades”.

Assim, esta III Semana tem como objetivo refletir historicamente sobre o conturbado contexto político e social que vivenciamos, na conjuntura local e global face à pandemia de Covid-19 e seus desdobramentos, entre lutas e conflitos, tais como as constantes ameaças à democracia e a supressão de direitos.

O evento deste ano será realizado online através do canal do Youtube Unilab|Oficial e inclui duas conferências, três mesas redondas e apresentações de comunicações em Grupos de Trabalho abertos a toda comunidade acadêmica.

Na conferência de abertura teremos a presença da professora Vanicléia Silva Santos da UFMG e University of Pennsylvania. O encerramento do evento ficará por conta do professor Muryatan Santana Barbosa da UFABC.

As mesas-redondas abordarão temas como os ativismos indígena e quilombola, com a presença de lideranças como Márcia Mura, Rubens Celestino e Jerônimo Santana, além do Ensino de História nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) face aos desafios mundiais.

Haverá ainda o lançamento do podcast Hibiscus do colegiado de História do Campus dos Malês, disponível no link abaixo: