Proex convida Ailton Krenak para debater saberes orgânicos, extensão, arte e cultura

Live será transmitida pelos perfis oficiais da Unilab no YouTube e Facebook.

Data de publicação  13/08/2021, 12:17

A Pró-reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex/Unilab) realiza na quarta-feira, 18 de agosto, às 18h, a live Saberes Orgânicos e a Extensão: a Arte e a Cultura que queremos na Unilab, com transmissão pelos perfis oficiais da universidade no YouTube e no Facebook. O evento traz como convidado especial o ambientalista, liderança indígena, filósofo e escritor Ailton Krenak, que debate o tema junto a Mateus Tremembé, estudante de agronomia pela Unilab, pesquisador em cultura alimentar e jovem liderança indígena cearense. A mediação é realizada por Megg Lima, estudante de Antropologia pela Unilab e produtora cultural.

O propósito do encontro é iniciar o Ciclo Formativo da Extensão, da Arte e da Cultura com assuntos pertinentes ao intercâmbio universidade-sociedade. O debate leva em conta a discussão sobre território, cultura, e conhecimento acerca dos saberes tradicionais e epistemologias decoloniais na construção de ações extensionistas, envolvendo o contexto comunitário e artístico.

Ailton Krenak

Krenak é considerado um dos maiores líderes do movimento indígena brasileiro. Destaca-se internacionalmente por sua participação na Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição Brasileira de 1988, reconhecida como “Constituição Cidadã” pelas garantias que estabelece em relação aos Direitos Humanos. Filósofo, poeta e escritor, foi premiado em 2020 pela União Brasileira de Escritores. Autor de “Ideias para adiar o fim do mundo” (2019), “O amanhã não está à venda” e ‘A Vida Não é Útil” (2020).

Ailton Krenak discursa na Assembleia Nacional Constituinte, em 1988