Oficina OpenStreetMap (OSM) e Mapeamento Humanitário: inscrições abertas

Formulário de inscrição pode ser preenchido até o dia 11 de setembro. Participantes receberão certificação emitida pela ONU.

Data de publicação  31/08/2021, 09:52

A Unite Maps (Mapeamento Colaborativo e Humanitário), em parceria com o Munzuá – Grupo de Pesquisa em Território, Ambiente e Sociedade da Unilab, abre inscrições para a oficina OpenStreetMap (OSM) e Mapeamento Humanitário, a ser realizada de modo remoto no período de 21 de setembro a 8 de outubro de 2021.  Seis sessões serão organizadas nas segundas e sextas-feiras, das 9 h às 12h na primeira semana, e das 14h às 17h nas duas semanas seguintes. Pessoas interessadas podem realizar a inscrição por meio deste formulário e obter mais informações sobre o conteúdo programático aqui. A efetivação ou não da inscrição (sujeita ao número de inscritos) será comunicada no dia 14 de setembro.

A oficina terá carga horária total de 30 horas (com direito a certificação emitida pela Organização das Nações Unidas – ONU), distribuídas nos seis encontros. Ao todo, serão ofertadas 12 vagas à comunidade acadêmica da Unilab. Para o preenchimento das vagas, será dada preferência às/aos participantes de diferentes nacionalidades, além de análise das motivações para participação da oficina, que visa capacitar os/as participantes na condução de atividades de mapeamento relacionadas a OSM, apoiar o desenvolvimento de comunidades OSM em vários países de língua portuguesa, e formar uma comunidade OSM lusófona para o fortalecimento dos vínculos com a comunidade OSM global.

A oficina cobrirá os seguintes temas:
– Apresentação do projeto OSM e da iniciativa Unite Maps;
– Governança do projeto OSM no mundo e na África;
– Criação de uma conta OSM e descoberta das ferramentas de contribuição;
– Mapeamento OSM com imagens satélites em áreas urbanas (estradas, prédios, etc.) e rurais (estradas, rios, pontes, várzeas, etc.);
– Mapeamento OSM no campo com smartphones.

OpenStreetMap e Unite Maps

OpenStreetMap (conhecido pela sigla OSM e que, em livre tradução, significa “Mapa Aberto das Ruas”) é um projeto de mapeamento colaborativo para criar um mapa livre e editável do mundo, inspirado por sites como a Wikipédia. Ele fornece dados a centenas de sites na internet, aplicações de celular e outros dispositivos. A Unite Maps é uma iniciativa de mapeamento digital que fornece dados topográficos da OSM e visa auxiliar as missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU). É composta pelo pessoal de campo da ONU, Organizações Não-Governamentais (ONG’s), comunidades educacionais (escolas secundárias e universidades), comunidades locais e voluntários remotos espalhados pelo mundo.

Para mais informações: un.mappers@un.org