Reformulação das marcas da Unilab: novas logos das Pró-Reitorias são baseadas nos Adinkras

Iniciativa para mudança é do GT de reformulação do Manual da Marca da Unilab, composto por servidores da Secretaria de Comunicação (Secom).

Data de publicação  06/10/2021, 12:34

As sete Pró-Reitorias que compõe a Unilab ganharam identidade visual nova. A Pró-Reitoria de Administração (Proad), Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (Prointer), Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae) ostentam uma nova marca planejada e desenvolvida pelo Grupo de Trabalho (GT) de reformulação do Manual da Marca da Unilab. As novas logos já podem ser usadas em todos os materiais institucionais vinculados às Pró-Reitorias.

O GT de reformulação do Manual da Marca da Unilab é vinculado à Secretaria de Comunicação Institucional da Unilab (Secom) e composto pelos servidores Kallyl Pinheiro, Marcos David Castro e Amanda Ingridy da Silva.

Segundo o publicitário Marcos David, “foi a partir de discussões no GT de reformulação do Manual de Marca da Unilab que concluímos que as marcas das Pró-Reitorias, pilares administrativos e pedagógicos da instituição, precisavam de uma conexão maior com o que representam dentro da Unilab. Daí surgiu a ideia de utilização dos símbolos Adinkras, tão presentes em eventos e grupos de pesquisa da universidade. Como publicitário e como admirador e interessado em filosofias africanas, a imagem de alguns desses símbolos já me era conhecida, mas foi realmente após entrar na Unilab que me atentei para os seus usos a partir de cada significado”, afirma.

Ainda conforme explica Marcos David, os Adinkras modernos vieram dos povos Akan, da região de Gana a Costa do Marfim, mas podemos imaginar sua origem nas escritas pictográficas e hieroglíficas ancestrais. “Cada Adinkra é uma espécie de provérbio pictográfico. Ele representa valores e conceitos que servem de guia em um aspecto ético, político, de convivência dentro da comunidade. A associação entre esses valores e o trabalho das Pró-Reitorias veio a partir disso”, contextualiza.

Marca dos Institutos

Também sofreram alterações as marcas dos Institutos da Unilab. Segundo o publicitário Marcos David, as marcas foram sendo feitas aos poucos, em momentos diferentes, à medida que surgia a necessidade. “Por isso elas não tinham realmente uma unidade e uma harmonia entre elas. Então, aproveitamos para reestruturar as marcas dos Institutos. Não foi feita nenhuma alteração de conceito ou visual, apenas uma reorganização e ajuste nas fontes”, pontua. A referência para esses ajustes foi a nova proposta de marca das Pró-Reitorias. “O objetivo foi fazer os dois conjuntos de marcas conversarem entre si”, explica.

Mais mudanças pela frente

Além da reformulação das marcas das Pró-Reitorias e Institutos, a Secom da Unilab tem se organizado para promover mais mudanças e otimizar a comunicação interna e externa da instituição. Paralelamente ao GT de reformulação do Manual da Marca, trabalham também os GT’s para reformulação das Mídias Sociais da Unilab e para criação da Política de Comunicação da universidade.

CONTEÚDO RELACIONADO