Curso “Arte moderna em contexto: Nigéria” acontece em novembro e dezembro (dias 8, 22 e 29/11 e 6/12)

Até o dia 24 de outubro, estão abertas as inscrições para o curso de extensão “Arte moderna em contexto: Nigéria”, que acontece nos dias 8, 22 e 29 de novembro e 6 de dezembro, das 19h às 21h. Os interessados devem inscrever-se por meio de preenchimento e envio de formulário eletrônico, que encontra-se neste link.
A proposta foca o contexto da Nigéria e objetiva apresentar o panorama das artes visuais neste país, analisando o impacto das transformações ocorridas no final do período colonial e nos anos que seguiram à sua independência em 1960. A partir da Nigéria, serão abordadas, em contraponto, obras e artistas de outros países do continente africano.
A ministrante do curso será a historiadora Sandra Mara Salles. Ela é mestra em Antropologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História – área História da Arte/Arte africana (Unicamp), além de coordenadora de Planejamento Curatorial – Museu Afro Brasil, em São Paulo. O curso é uma realização do Instituto Ebrasil, da Pró-Reitoria de Extensão Arte e Cultura (Proex) da Unilab e do Grupo de Pesquisa Djumbai: artes e patrimônio africanos e afro-diaspóricos (Unilab/Museu Afro Brasil). A coordenação do curso é das docentes da Unilab Joana D´Arc de Sousa Lima (Instituto de Humanidades/CE) e Lia Dias Laranjeira (Instituto de Letras e Humanidades/ BA)
Curso
Dentre outros objetivos, o curso visa, ainda, examinar as inovações impostas pelo colonialismo ao sistema de aprendizagem dos ateliês tradicionais (no modelo mestre-aprendiz) e o surgimento de novas expressões visuais associadas à urbanização, à secularização das normas culturais, aos movimentos de libertação e à efervescência cultural e política no período da independência.
O curso propõe também, a partir da experiência nigeriana, apresentar artistas, obras, autores, publicações e debates que têm movimentado o campo de estudos sobre as modernidades artísticas na África, sob o selo de um modernismo africano, investido, simultaneamente, de especificidades locais e propriedades compartilhadas.
Para outras informações e para esclarecer dúvidas, o e-mail de contato é: cursoartemodernanigeria@gmail.com
CONTEÚDO RELACIONADO
- VII Festival das Culturas da Unilab celebra a diversidade e promove inclusão
- Nos limites da reciclagem é tema de palestra dia 24/11, às 10h, com transmissão online
- Unilab participa do lançamento do Programa Defensoras populares
- Grupo de 17 embaixadores de países africanos visita o campus dos Malês
- Até 16/11, abertas as inscrições para o curso de extensão sobre Cinemas do Atlântico Sul – introdução ao documentário e filme etnográficos entre Brasil e África