Inscrições até hoje (terça, 9), em vagas remanescentes do Pibic Iniciação Científica Júnior – Edital nº 07/2021

Data de publicação  15/10/2021, 11:59

A Coordenação de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (CPQ/PROPPG) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) lançou o edital Proppg nº 07/2021, de vagas remanescentes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic-ICJ). As inscrições foram prorrogadas até o dia 9 de novembro.

As inscrições devem ser feitas via Sigaa, e podem candidatar-se professores efetivos, visitantes e pesquisadores bolsistas, desde que comprovem vínculo com a Unilab por período igual ou superior ao período de vigência das bolsas de iniciação científica.

A finalidade do PIBIC-ICJ é despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino fundamental, médio e profissional da Rede Pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado, em instituições de ensino superior ou institutos/centros de pesquisas. As bolsas PIBIC-ICJ são pagas pelo CNPq.

Assim, o edital visa classificar projetos de pesquisa a serem desenvolvidos nos estados do Ceará e da Bahia, e contemplar os classificados com bolsas de iniciação científica PIBIC/CNPq-ICJ a serem outorgadas a estudantes regularmente matriculados no ensino médio e profissional da Rede Pública.

A submissão do projeto de pesquisa, respectivo plano de trabalho e documentação obrigatória ocorrerá exclusivamente pelo Portal do Docente, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), até a data de encerramento das inscrições.

Cada proponente poderá enviar apenas um projeto de pesquisa e cada proposta poderá conter até dois planos de trabalho individuais e distintos que especifiquem todas as atividades a serem desenvolvidas pelos alunos.

O resultado final será divulgado em 19 de novembro. Os professores orientadores devem indicar os bolsistas entre 22 e 30 de novembro e de 1º a 10 de dezembro ocorre a implantação das bolsas.

Seleção

As propostas serão analisadas pela equipe da PROPPG, preliminarmente, quanto ao seu enquadramento às exigências do edital. A inscrição de cada proposta será homologada pela Comissão Local de Iniciação Científica (CLIC), considerando os requisitos formais da inscrição.

A avaliação das propostas será constituída de dois processos independentes, o primeiro relativo à análise do mérito do projeto de pesquisa, e o segundo relativo à produção acadêmica do proponente.

A avaliação do mérito do projeto de pesquisa será feita por avaliadores externos ad hoc, com atuação reconhecida na mesma grande área do conhecimento na qual a proposta foi inscrita (e, sempre que possível, na mesma área e sub-área), em regime de duplo anonimato, segundo roteiro circunstanciado de avaliação. Cada consultor atribuirá ao projeto uma nota de 0 a 60 e a nota final do mérito do projeto será a média aritmética das duas primeiras notas emitidas pelos avaliadores, arredondada até a primeira casa decimal.