Proex promove live informativa sobre Curricularização da Extensão na Unilab, nesta quarta-feira (10)

Data de publicação  21/10/2021, 14:49

No período de 26 a 30 de outubro, a Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex) realizou reuniões com as coordenações dos cursos de graduação para viabilizar a execução da Curricularização da Extensão na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

A Curricularização da Extensão, ou Creditação (curricular) da extensão, estratégia prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), foi regulamentada pela Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018.

Segundo a equipe da Pró-Reitoria, é importante que as coordenações dos cursos confirmem presença e participem ativamente dessas reuniões. Nelas serão repassadas informações e efetuados diálogos para fortalecer a implantação plena da curricularização na universidade, de modo integrado, participativo e continuado, considerando a situação e as potencialidades de cada curso e de cada Instituto.

A Proex/Unilab já realizou reuniões com os representantes das direções dos institutos da Unilab e com representações estudantis. Está sendo constituído uma Comissão de Implantação da Curricularização, com representações de variados segmentos da comunidade acadêmica e setores da universidade.

Nesta quarta-feira (10), a Proex vai promover a live informativa sobre a Curricularização e outras ações formativas.

Outra ação que será realizada é a publicação do Manual e a Cartografia da Curricularização na Unilab. Todas essas ações serão integradas em uma Agenda do tema em questão. Assim, pretende-se difundir informações qualificadas e fortalecer a extensão, a arte e a cultura na Unilab, com sua inserção curricular efetiva, criativa e inovadora nos cursos de graduação.

A plena implantação da ação será efetuada considerando os resultados do Grupo de Trabalho de Curricularização e a Resolução Consepe/Unilab nº 81, aprovada em 20 de abril de 2021, particularmente no capítulo que trata da Curricularização da extensão. E considerando o prazo que as instituições de educação superior têm para efetuar o processo, até dezembro de 2022.

Sobre o assunto

A Curricularização da Extensão Universitária é o processo de inclusão de atividades de extensão no currículo dos Cursos, considerando a indissociabilidade do ensino e da pesquisa. Também pode ser chamada de integralização da Extensão. A ação implica aproximar a universidade dos grandes desafios da sociedade, particularmente os desafios da Educação Básica, do desenvolvimento nacional, dos movimentos sociais, das esferas públicas. O currículo não deve ser entendido como um “apêndice” do processo educativo.