Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Edital oferta 38 bolsas para técnicos, professores e estudantes em projeto sobre compreensão da identidade nacional

Data de publicação  19/11/2021, 11:32
Postagem Atualizada há 2 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) lançou o edital nº 10/Iead/Proex, em que oferta 24 bolsas para docentes e técnico-administrativos da instituição, das quais 4 são vagas de ações afirmativas; e 14 bolsas para estudantes regularmente matriculados, sendo 2 para ações afirmativas e 4 para internacionais. Os bolsistas desenvolverão pesquisas e projetos de extensão sobre História e Cultura Afro-Brasileira, relações étnico-raciais e temáticas afins no âmbito do projeto interinstitucional “Unilab na construção da compreensão da Identidade Nacional: capacitação para séries iniciais do Ensino fundamental” (processo SEI nº 23282.014827/2021-10).

As inscrições ocorrem até o próximo dia 26, neste link. As bolsas terão duração de sete meses e os valores são R$2.000,00 mensais para bolsista-pesquisador e R$ 612,24 para estudantes. O resultado final da seleção será divulgado em 8 de dezembro, por meio da página da Proex/Unilab e da página do Instituto de Ensino a Distância (Iead).

As vagas para pesquisadores se dividem em oito pesquisadores em projeto de extensão interinstitucional; seis pesquisadores especialistas em produção de conteúdo audiovisual; seis pesquisadores em produção de conteúdo EaD e quatro pesquisadores/revisores gramaticais.

Todas as bolsas estão, obrigatoriamente, vinculadas à entrega de relatório mensal específico, cujo conteúdo e formato será definido pelo coordenador acadêmico, coordenador de produção, coordenador EaD e o coordenador técnico do presente projeto.

No ato da inscrição, o candidato ou candidata a bolsista-pesquisador deve apresentar formulário eletrônico de inscrição preenchido; currículo lattes atualizado; anexar plano de trabalho e carta de intenção onde conste a trajetória do candidato e as motivações para concorrer à vaga desejada. É imprescindível que o candidato fale do seu contato ou conhecimento sobre História e Cultura Afro- brasileira, relações étnico-raciais e temáticas afins. Confira o anexo I e o anexo II.

Entre as exigências estão ser docente ou técnico do quadro efetivo da Unilab e ser criativo, ter capacidade de se fazer entender, apresentar visão social. Os bolsistas selecionados deverão apropriar informações conforme orientação do coordenador geral do presente projeto ou da Proex, na intenção de tornar relevante, abrangente e de fácil compreensão o conteúdo de suas aulas.

Para o candidato estudante, exige-se que esteja regularmente matriculado na Unilab; tenha se inscrito nos cursos do primeiro (1º) ciclo, com 3 semestres concluídos; ou se inscrito nos cursos do segundo (2º) ciclo, com um semestre concluído.

A seleção dos candidatos às bolsas ficará a cargo da câmara técnica, formada por um integrante coordenador EaD, um coordenador acadêmico, um coordenador técnico, um coordenador de produção e um representante da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex/Unilab), que terão como norte os critérios estabelecidos no edital.

Categorias