Revista Digital África na Unilab está disponível para download

Data de publicação  24/11/2021, 09:18

O Programa de Educação Tutorial de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (PETHL/Unilab), via projeto África na Unilab, realizou no ano de 2021 o planejamento e elaboração da Revista Digital África na Unilab, que tem por finalidade apresentar para a sociedade outras realidades sobre o continente africano, em especial dos países falantes da língua portuguesa. Para fazer download da publicação, acesse aqui. Caso prefira ler em formato digital, este é o link.

Em sua primeira edição intitulada “África-Brasil Conexões”, a publicação tem como objetivos o compartilhamento de saberes para fomentar, por meio de instrumentos decoloniais e afrocentrados, o interesse por formas plurais de pensar e agir, e ser uma ferramenta complementar do ensino básico, encaixando-se nas exigências da lei 10.639/03, podendo ser usado como material didático, do ensino básico ao ensino superior.

Ao longo dos anos fomos educados, seja na escola ou através das mídias, sobre uma África irreal. A revista é um pequeno fragmento da multiculturalidade do continente, mas possibilita o conhecimento sobre alguns aspectos sociais, culturais, políticos, étnicos, entre outros, dos países de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, como também, o reconhecimento do que o Brasil tem de África.

Ao todo, a revista apresenta 98 páginas, divididas em 10 sessões, com textos autorais, e reúne um vasto material sobre os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), racismo, ancestralidade africana, educação, arte, política e cultura.

Como afirmado no editorial pela professora Jacqueline Costa e Silva: “ANU nos convida a africanizar, falar, dançar, amar, poetizar, intelectualizar, a descolonizar corpos, mentes com nossa palavra grávida de amor, compromisso, luta, resistência e afroafetos”.

Para mais informações sobre a revista e os demais projetos desenvolvidos pelo PETHL, entre em contato através do e-mail: pethl@unilab.edu.br