Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Unilab adquire licença de software voltado à detecção de similaridade textual e integridade em textos acadêmicos

Data de publicação  08/12/2021, 13:23
Postagem Atualizada há 10 meses
Saltar para o conteúdo da postagem

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) incluiu em 2019 em seu Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) a necessidade de TI para aquisição de software voltado à identificação de similaridade textual e integridade em textos acadêmicos (software antiplágio), conforme solicitação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg)  e do Instituto de Ciências Sociais Aplicada (ICSA). O pacote com 1052 licenças de uso do software Turnitin Originality, da empresa Turnitin, com duração de  um ano, foi adquirido em novembro/2021. De acordo com a Proppg e o ICSA, um software desta natureza era necessidade antiga da universidade, sendo extremamente útil a professores, alunos e setores da Unilab interessados em realizar verificações de similaridade entre textos, elaborados no âmbito da universidade ou fora dela.

No dia 07 de dezembro de 2021, a empresa Turnitin realizou treinamento para gestores em potencial da ferramenta, e teve a participação de servidores da maioria das pró-reitorias, superintendências e Sibiuni. A empresa Turnitin disponibilizará um treinamento voltado aos possíveis usuários da plataforma, notadamente os docentes da Unilab, para aprendizagem do uso prático do software, bem como discutir questões de boas e más práticas na escrita acadêmica. Foi enviado aos institutos ofício solicitando nome e e-mail dos docentes interessados. O treinamento se dará no dia 13 de dezembro de 2021, 15h, com 90 min de duração.

A Proppg e o ICSA solicitam que docentes que ainda desejem participar do treinamento do dia 13/12, mas não manifestaram interesse em resposta à solicitação inicial,  que enviem e-mail para: antiplagio@unilab.edu.br.

Sobre o Turnitin Originality, acesse a página: www.turnitin.com/products/originality

Categorias
Palavras-chave

CONTEÚDO RELACIONADO