Unilab é destaque na categoria de Cultura Empreendedora do Ranking de Universidades Empreendedoras 2021

Data de publicação  09/12/2021, 16:09

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) ficou em 1º lugar , entre 126 instituições, na categoria de Cultura Empreendedora do Ranking de Universidades Empreendedoras 2021, realizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores – Brasil Júnior.

Sendo 1º lugar e a única universidade nordestina no top 10 das instituições premiadas na categoria de Cultura Empreendedora, a Unilab obteve nota 8,71, tendo ainda as notas de postura empreendedora adaptação remota (8,59); postura empreendedora discente (8,61); postura empreendedora docente (9,05); e avaliação da grade curricular (8,57).

A dimensão de cultura empreendedora visa, através do olhar dos estudantes da própria universidade, compreender as percepções e assim avaliar a instituição. “Uma Universidade Empreendedora é composta por diversas variáveis, dentre elas a Postura Empreendedora, que é também a proatividade para resolver problemas, assumindo riscos e aproveitando as oportunidades. Outro fator relevante para construção e desenvolvimento de uma cultura empreendedora íntegra é a participação ativa de discentes e docentes, na qual estes também desenvolvam essas competências, e que também contem com os devidos espaços nas matrizes curriculares para explorar habilidades, conhecimentos e atitudes essenciais a uma cultura empreendedora”, informa o Ranking.

Os dados da dimensão de cultura empreendedora foram calculados com base nas 24 mil respostas, provindas dos alunos das Universidades que participaram da Pesquisa de Percepção de 2021.

No Ranking total de Universidades Empreendedoras, a Unilab ficou em 39º lugar, com nota 4,6, entre 126 instituições.

Sobre o documento

O Ranking de Universidades Empreendedoras busca ser uma ferramenta base para políticas públicas no ramo da educação e do empreendedorismo e se apresenta como o único ranking que buscou mensurar a realidade das universidades no cenário pandêmico, sendo realizado em sua 4o edição totalmente por estudantes.

A edição de 2021 perguntas relacionadas ao contexto de pandemia, que está retratado no capítulo de Covid-19.

As dimensões de Cultura Empreendedora, Inovação e Extensão tendem a medir o que substancialmente influencia no grau de empreendedorismo de uma universidade. Além disso, o conceito desses três eixos são análogos ao tripé educacional do ensino, pesquisa e extensão (artigo 207 da CF/88) que nos traz a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, respectivamente.

Já as dimensões de Internacionalização, Infraestrutura e Capital Financeiro são aquelas que medem os meios, proporcionando as melhores condições para o desenvolvimento do protagonismo acadêmico.