Diga não ao racismo e a xenofobia

Data de publicação  31/12/2021, 14:35
 A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira é uma instituição que, ao longo de sua existência, destaca-se pela sua missão, prevista na Lei 12.289/2010, de promover ensino superior de excelência a partir da premissa basilar da solidariedade entre os povos. Assim, é parte da nossa missão assegurar vagas para estudantes africanos dos países de língua portuguesa em todos os cursos ofertados, na Bahia e no Ceará.
Ao tomar conhecimento de episódio de racismo perpetrado contra um estudante do Campus dos Malês na UNILAB no dia 28/12/2021, interpelado em um shopping de Salvador, acusado de roubo, humilhado, nosso dever institucional é o da indignação e do veemente repúdio. O fato, noticiado na imprensa, qualifica-se em sua violência quando o racismo associa-se à xenofobia em combinação perversa. Notas de “esclarecimento” da loja e do shopping são fórmulas feitas que não apagam o abuso e a marca da agressão, da ofensa, do vexame que, ao recair sobre um membro da nossa comunidade, afeta também a nossa instituição.
Nosso dever institucional, além de apoiar o estudante, é de fazer coro às denúncias do racismo cotidiano e reafirmar nosso compromisso com a luta anti-racista para a construção de uma sociedade justa e cidadã.
Redenção/São Francisco do Conde
Reitoria da UNILAB