“Curricularização da extensão e Notório Saber: desafios e caminhos possíveis” é tema de live promovida pela Proex, no dia 25 de janeiro, às 18h

Data de publicação  19/01/2022, 16:07

A Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex) da Unilab realiza a 3ª live sobre Curricularização na próxima terça-feira (25 de janeiro), às 18 h, com o tema “Curricularização da extensão e Notório Saber: desafios e caminhos possíveis”. Essa live terá transmissão pelo canal da Proex no Youtube e integra-se à programação da Semana do BHU (Bacharelado em Humanidades) – Ceará. Os convidados são o pajé Barbosa, liderança indígena da etnia Pitaguary, e o padre Rino Bonvini, psiquiatra e missionário comboniano. A mediação será feita pelo professor Ricardo Nascimento, coordenador de Arte e Cultura da Proex e também à frente na condução do Notório Saber. A live propõe conhecer um pouco mais das experiências e das trajetórias de pajé Barbosa e de padre Rino, com reflexões sobre a importância do notório saber e de como trazê-lo para o cotidiano da Unilab.

Padre Rino e pajé Barbosa tem um amplo histórico de atuação envolvendo agentes acadêmicos, populares e técnicos, valorizando a interlocução entre conhecimentos científicos e tradicionais e, ainda, a densidade e a complexidade desses diferentes conhecimentos. Eles também promovem processos educacionais ricos e um enfrentamento efetivo de questões sociais complexas.

Curricularização

A curricularização da extensão e o notório saber de mestres e mestras de artes, ofícios e cosmologias são dois processos estratégicos, que buscam promover a circulação e a produção de múltiplos conhecimentos, saberes e fazeres, impactando os processos educacionais na universidade e na sociedade. A inserção curricular da extensão pode ser um caminho que permita aos mestres e mestras estarem presentes no cotidiano da Unilab, inclusive lecionando em diferentes cursos de graduação.

A live discute como essa articulação entre a curricularização da extensão e o notório saber pode fortalecer relações cooperativas e construções conjuntas entre universidade e sociedade; gerar interfaces com políticas públicas e alternativas ao desenvolvimento; fomentar estruturas, conteúdos e dinâmicas curriculares com vieses decoloniais ou contracoloniais; ampliar as interlocuções entre diferentes agentes, conhecimentos, saberes e fazeres, artes, ofícios e cosmologias; fortalecer conteúdos curriculares relevantes; e difundir dinâmicas e metodologias de ensino e aprendizagem inovadoras.

Live: Curricularização da extensão e Notório Saber: desafios e caminhos possíveis

Data: 25/01/22

Horário: 18 h