Conheça o Nulim – Núcleo de Línguas e Linguagens do Campus dos Malês

Evento virtual de inauguração ocorre na próxima quinta-feira (03) com o lançamento do livro

Data de publicação  27/01/2022, 09:53

A partir de fevereiro de 2022, o Campus dos Malês (BA) contará com um Núcleo de Línguas e Linguagens (Nulim), órgão complementar ao Instituto de Letras e Humanidades (IHL/Malês), que ofertará às comunidades externa e interna da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) uma série de cursos eventuais e regulares, além de oficinas formativas e eventos extracurriculares. O Nulim marca mais um avanço nos esforços que a Diretoria do Campus dos Malês e a Diretoria do IHL têm empenhado para reforçar os propósitos da missão da Unilab.

O objetivo principal do Nulim é ser um espaço universitário que abarca projetos e ações de ensino, pesquisa e extensão na área em termos de Linguagens e Culturas que possam apoiar e complementar a formação ofertada pelos cursos de graduação e pós-graduação da universidade, bem como atuar como grande parceiro na formação complementar para a comunidade externa, no que diz respeito aos aspectos cultural, humano e científico. O NuLiM consiste também em um espaço de formação continuada para docentes das redes públicas e privadas.

A coordenação do NULIM é, hoje, composta pelos professores Alexandre Cohn da Silveira e Giana Targanski Steffen, ambos do Colegiado de Letras do IHL, contando também com um Conselho Gestor interdisciplinar formado por docentes de formação variada. A equipe tem trabalhado no sentido de organizar suas atividades ainda de forma remota, por conta da situação pandêmica vigente, pensando em ações de curta e média duração, que ocorrerão tanto de forma ocasional, quanto com oferta regular. Nesse sentido, estão sendo pensadas ações dos projetos de extensão existentes na Unilab, como oficinas, rodas de conversa, mesas redondas, exibição de filmes e estudo das mais variadas formas de linguagem. Também estuda-se a oferta de cursos de Português como Língua Estrangeira (PLE), de Língua Brasileira de Sinais (Libras), de línguas estrangeiras (africanas e outras), dentre diversas outras possibilidades.

Evento de inauguração

O Nulim vai abrir suas atividades na próxima quinta-feira, dia 03 de fevereiro, às 19h, com o evento virtual “Uma noite com Timor-Leste”, quando será lançado o livro “Timorização do Passado: nação, imaginação e produção da história em Timor-Leste”, escrito pelo Prof. Daniel de Lucca (IHL/Malês). O evento contará com atividades culturais relacionadas com Timor-Leste, além da presença do Embaixador de Timor-Leste no Brasil, Sr. Olímpio Branco. Esse evento será transmitido no canal do Nulim no YouTube. Certamente um momento imperdível!

Para maiores informações sobre as atividades do NULIM, basta seguir o perfil do Nulim no Instagram ou enviar e-mail para nulim@unilab.edu.br

CONTEÚDO RELACIONADO