Confira as ações mais recentes na curricularização da extensão na Unilab

Data de publicação  17/02/2022, 16:35

No último dia 11 foi realizada a terceira reunião da Comissão de Implantação da Curricularização da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com a participação de representações estudantis, representantes docentes dos Institutos, além da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e da Coordenação de Registro e Controle Acadêmico (CRCA).

A reunião validou a Agenda da Curricularização, indicando as atividades e os processos que serão realizados, até dezembro de 2022, com os respectivos períodos e as instâncias e setores institucionais da universidade responsáveis.

Também foi apresentada a proposta preliminar do Componente Curricular Sociedade e Universidade (CCSU). O CCSU é uma das estratégias de curricularização da extensão na Unilab, de acordo com a Resolução 81, Consepe, Cap. VI, Art. 27 e considerando o planejamento preliminar conjunto entre Proex e Prograd.

Cada representação docente divulgará a Agenda da Curricularização e a proposta preliminar do Componente Curricular Sociedade e Universidade (CCSU) junto aos colegiados e Núcleos Docentes Estruturantes (NDE’s) dos respectivos institutos, trazendo sugestões para a próxima reunião da Comissão. As sugestões devem ser enviadas pelos representantes docentes até o dia 21 de fevereiro.

Também cabe indicar que estão sendo finalizados os parâmetros que irão orientar a inserção curricular da extensão no Módulo de Extensão no SIGAA. E está sendo constituída uma articulação entre a curricularização da extensão, através do CCSU, e a política de notório saber da Unilab, fortalecendo ambas as políticas na instituição.

A reunião reforçou a importância da Comissão enquanto espaço de escuta, diálogo e construção conjunta de ações e propostas na curricularização da Extensão na Unilab. E, nesse sentido, cabe destacar a dinâmica coletiva da Comissão e, ao mesmo tempo, a iniciativa de cada representante para dialogar com sua unidade acadêmica ou segmento.

Confira também a agenda da curricularização e a síntese da componente curricular sociedade e universidade.