PET Humanidades e Letras seleciona professor tutor

Data de publicação  25/02/2022, 15:32

A Pró-Reitoria de Graduação, o Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação dos Programas de Educação Tutorial (CLAA/PET/Prograd) e o PET Humanidades e Letras lançaram o edital Prograd nº 5/2022, em que conduzem o processo interno de seleção de tutor para o grupo PET Humanidades e Letras (PETHL) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

As inscrições serão realizadas pelo e-mail da Prograd (prograd@unilab.edu.br), no período de 3 a 5 de março. O interessado deve preencher em “assunto”, “Inscrição tutorial PETHL 2022”. No corpo do e-mail, escrever: Solicitação de inscrição ao processo seletivo regido pelo Edital Prograd nº 05/2022. Requerente: nome completo do/a requerente.

Para se inscrever, o candidato precisa pertencer ao quadro docente da Unilab, sob contrato de regime de tempo integral e dedicação exclusiva; estar vinculado ao Curso de Letras Língua Portuguesa e lotado no Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL/CE); ter título de doutor; não acumular qualquer outro tipo de bolsa; e ter disponibilidade para dedicar 10 horas semanais às atividades do PETHL sem prejuízo de suas demais atividades acadêmicas.

O resultado das inscrições e os horários das entrevistas (que ocorrerão via Google Meet, respeitando a ordem alfabética dos nomes do candidatos) serão divulgados em 8 de março.

O professor tutor do grupo PET receberá mensalmente bolsa de tutoria no valor de dois mil e duzentos reais (R$2.200,00) e computará no seu Plano Individual de Trabalho (PIT) carga-horária semanal de 6 horas de trabalho.

A bolsa de tutoria terá duração de três anos, renovável por igual período, conforme parecer do CLAA, que avalia o desempenho do tutor.

Atribuições

O professor ou professora tutor/a tem como atribuições planejar e supervisionar as atividades do grupo e orientar os integrantes discentes; coordenar a seleção dos bolsistas; e submeter proposta anual de trabalho para aprovação da Pró-Reitoria de Graduação, ou órgão equivalente, entre outras, conforme previsto no artigo 13 da Portaria nº 976/2010 do MEC, alterado pela Portaria nº 343/2013 do MEC.

Sobre o PET

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi oficialmente instituído pela Lei 11.180/2005 e regulamentado pelas Portarias nº 3.385/2005, nº 1.632/2006 e nº 1.046/2007. O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

O Programa de Educação Tutorial tem como objetivos desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar; contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica, para a diminuição da evasão, promoção do sucesso acadêmico; e estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania e pela função social da educação superior, entre outros.