Nos dias 16 a 18 de março, acontece evento inaugural das atividades do mestrado em Estudos da Linguagem

Data de publicação  10/03/2022, 13:49

Nos dias 16 a 18 de março acontece, no auditório do campus dos Malês, o evento inaugural das atividades acadêmicas do mestrado em Estudos da Linguagem: contextos lusófonos: Brasil-África (Mel Malês). No primeiro dia do evento, às 16h, ocorre aula magna com a presença do reitor da Unilab, de convidados da gestão superior da universidade, de autoridades municipais e estaduais, além do corpo docente e discente do mestrado.

Já no dia 17 de março, às 14h, acontece a Jornada de Pesquisa do Mel Malês, com a professora Georgina Gonçalves dos Santos, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFBR). E no último dia do evento, às 14h, será apresentado o corpo docente do mestrado e, às 14h30, acontece mesa redonda com os pesquisadores Florentina da Silva Souza (Ufba), Yeda Antonita Pessoa de Castro (Uneb) e  Ana Lúcia Gomes da Silva (MPEB- Uneb).

Mestrado

O mestrado em Estudos da Linguagem: contextos lusófonos: Brasil-África (Mel Malês) apresenta três linhas de pesquisa: Estudos linguísticos e suas interfaces; Estudos literários e suas interfaces; e Estudos das linguagens em contextos educacionais. O curso é presencial e tem como objetivo geral fomentar as pesquisas acerca das africanidades e afrobrasilidades no campo das linguagens, atendendo às demandas contemporâneas vinculadas à cultura, às questões sociais e identitárias, às tecnologias e linguagens e ao aperfeiçoamento educacional da região em que está  inserido.

Busca, portanto, contribuir para a integração entre o Brasil e os demais países  da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e para o desenvolvimento econômico e social desses países por meio da formação de pesquisadoresprofessores  aptos a lidar com a pesquisa e o ensino em/da língua portuguesa e literaturas em sua complexidade sóciohistóricogeográfica.

• Para obter mais informações sobre o mestrado ou esclarecer dúvidas, acesse a página do mestrado.

CONTEÚDO RELACIONADO