Projeto “Rotas das Culturas” vai ao Diálogos Contemporâneos no Cine-teatro São Luiz (Conferência no dia 18)

Data de publicação  13/04/2022, 16:09

O Projeto Literário Diálogos Contemporâneos apresentará 8 conferências entre 18 de abril e 17 de maio, no Cineteatro São Luiz, com Mary Del Priore, Fernando Morais, Tony Bellotto, Preta Ferreira, Viviane Mosé, Sérgio Vaz, Fabrício Carpinejar e Ailton Krenak. O acesso é gratuito e o objetivo é aproximar a população do escritor e suas obras, trazendo a Fortaleza escritores brasileiros renomados para uma conversa sobre temas da atualidade.

O ônibus do Projeto Rotas das Culturas, da Unilab, sairá do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, às 17h, com retorno previsto para as 22h. Estão disponíveis 20 vagas. Para garantir uma vaga e viver essa experiência artística, os interessados deverão preencher o Formulário Eletrônico.

Na semana de abertura, o projeto recebe a escritora Mary Del Priore em conferência no dia 18 de abril (segunda-feira) sobre o tema “Opressão, sofrimento e depressão na construção histórica do Brasil”. No dia 19 (terça-feira), o convidado é o escritor Fernando Morais, que conversa sobre “Guerras culturais – corações e mentes, negacionismo e pós-verdade”.

Nas semanas seguintes os convidados e temas são: dia 26/04, Tony Bellotto, sobre “Segurança e violência policial na literatura brasileira”; dia 27/04, Preta Ferreira, em conferência com o tema “Desigualdades étnico-raciais, memória e apagamentos de negras e negros na história”; dia 03/05, Viviane Mosé, sobre “O alvo da vida não é ser feliz, é aprender a viver”; dia 09/05, Sérgio Vaz, que discorre sobre “Literatura e realidade”; dia 16/05, Fabrício Carpinejar, em conversa sobre “O envelhecimento e o espaço social dos que não são mais jovens”.

E no encerramento, no dia 17 de maio, o projeto tem como convidado Ailton Krenak, para discutir sobre “A cultura do descarte: sociedade de consumo, meio ambiente e o futuro da humanidade”. Nomes de importante atuação na área da cultura no Ceará vão mediar os debates com os autores convidados. São eles: Isabel Costa, Sávio Alencar, Élcio Batista, Nina Rizzi, Lia Sanders, Tuyra Andrade, Anna K Lima e Talles Azigon.