Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

‘Compromisso com a Unilab’ marcou a solenidade de posse dos 20 novos servidores

Data de publicação  19/04/2022, 17:18
Postagem Atualizada há 2 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Prestes a completar 12 anos – no próximo 20 de julho -, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) agregou mais 20 novos servidores, corpo técnico especializado, para prestação de serviços nas unidades do Ceará. A solenidade de posse ocorreu na última quarta-feira (13), em Redenção/CE.

Os novos servidores foram selecionados pelo último concurso público para provimento das vagas de Técnico-Administrativos em Educação (TAE) – Edital nº 18 e demais cargos – Edital nº 19/2019. Conforme a Seção de Seleção e Admissão (SSA/SGP), atualmente a Unilab tem um quadro de 392 professores (efetivos e substitutos) e 356 TAEs (técnicos e especializados), lotados nas unidades do Ceará e na Bahia.

Com quase 12 anos, a Unilab tem em seu quadro 748 servidores (professores e TAEs). Foto: Secom/Unilab.

O evento, transmitido pelas redes sociais oficiais da Unilab (Youtube e Facebook), contou com a participação da vice-reitora da Unilab, Cláudia Carioca, do superintendente de Gestão de Pessoas (SGP), Antônio Adriano Nascimento, dos pró-reitores Rosalina Tavares (Proad); José Olavo Garantizado (Proppg); Artemisa Monteiro (Prointer); dos diretores(as) ou vices dos institutos: Léia Rodrigues (ILL); Thiago Araújo (ICS); Maria Ivanilda (IDR); e demais órgãos: Gleydson Rodrigues Santos (Sibiuni); Adriana Gonçalves (SGIT); Naziane Martins (SODS), Márcia Cabral (DCS), técnicos-administrativos, professores, convidados, dentre outros.

Cerimônia de Posse dos 20 novos servidores da Unilab. Foto: Secom/Unilab.

Na ocasião, assinaram o Termo de Posse os 13 convocados para o cargo de Assistente em Administração e sete convocados para os demais cargos (Técnico em Contabilidade, Técnico de Laboratório/Enfermagem, Técnico em Audiovisual, Psicólogo, Administrador, Publicitário e Arquivista), que foram distribuídos para as pró-reitorias, institutos, chefias e demais órgãos selecionados. Os agora servidores participarão do Curso de Integração, com certificado de 60 horas, organizado pela equipe da Divisão de Desenvolvimento de Pessoal (DDP/SGP).

Novos servidores na assinatura dos Termos de Posse. Foto: Secom/Unilab.

Adriano Nascimento, servidor e superintendente da SGP, considera que os novos colegas foram a estrela do evento, encerrando o ciclo do concurso, onde deram o melhor de si para alcançar um cargo público na Unilab. “Temos uma posição de destaque no contexto nacional e internacional. Por essência, somos uma universidade desafiadora, diferente. Sintam-se afinados à identidade da Unilab, incorporando-a à identidade de todos vocês. Construam conosco esta instituição de grande relevância internacional”, conclamou.

Antônio Adriano Nascimento, servidor e superintendente da SGP. Foto: Secom/Unilab.

A vice-reitora da Unilab, Cláudia Carioca, destacou a importância do compromisso de todos no trabalho integrado que está sendo implantado na Unilab, além do desejo de integração dos novos servidores também com os docentes e discentes da instituição, considerando o momento de retorno às atividades presenciais, pós-pandemia de Covid-19. “Tivemos a oportunidade de aplicar em nossas vidas novas metodologias de trabalho. A pandemia e a nova situação de trabalho nos fizeram crescer. Tudo o que passamos foi aprendizado. E, nessa instituição, não paramos um único minuto”, sublinhou.

A assinatura do Termo de Posse dos novos servidores, para a vice-reitora, é a confirmação de que “fazem parte desta casa (Unilab). É um momento muito especial, de firmação de compromisso e de execução com zelo. É muita responsabilidade. Agora são servidores públicos federais que irão beneficiar vidas que aqui se encontram, vidas que vêm do outro lado do Atlântico. Sintam-se abraçados e contemplados.”, finalizou Cláudia Carioca.

Roberlânea Feitosa (Assistente em Administração) e Gleydson Santos (diretor do Sibiuni/Unilab). Foto: Secom/Unilab.

Diante do volume de ações que envolve o atendimento junto às unidades do Sistema de Bibliotecas (Sibiuni), Gleydson Santos esclareceu que a chegada da nova servidora é um reforço bem-vindo, principalmente neste retorno às atividades presenciais, já que o Sibiuni tem uma demanda reprimida de serviços e déficit de servidores.  “Tenho certeza que vai ajudar demasiadamente nos trabalhos. O Sibiuni é uma família, será muito bem acolhida, como também à equipe Unilab”, afirmou.

A nova servidora alocada no Sibiuni, Roberlânea Feitosa, oriunda de Juazeiro do Norte/CE, emocionou-se pela conquista do tão sonhado emprego público. “A grande emoção foi ao receber o e-mail da Convocação. Uma noite de muita emoção junto à minha família. Eu era cadastro de reserva e fui chamada. A Unilab sempre nos quis aqui e o grande dia chegou”, declarou.

Thiago Araújo (diretor ICS), Jéssica Reges, Monique Martins, Daiany Nogueira e Cláudia Carioca (vice-reitora da Unilab). Foto: Secom/Unilab.

O Instituto de Ciências da Saúde, (ICS), sob a gerência do professor Thiago Araújo, conquistou três códigos para compor o quadro. A colaboração em destaque será na execução das atividades junto ao curso de Medicina, implantado no Campus das Auroras, no Ceará, com previsão de início das aulas no próximo semestre (agosto/2022). A outra colaboradora atuará no Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), com atendimento junto à comunidade em geral. E a única Técnica de Laboratório em Enfermagem atuará junto aos três laboratório do ICS/Unilab, conforme informou o diretor do ICS, Thiago Araújo.

Ser Unilab: da Graduação ao corpo de servidores

“Uma vitória pessoal, a conquista da única vaga. Foi um período de muita dedicação, já que, à época da abertura do concurso, eu estava finalizando o 8º semestre da graduação no curso de Enfermagem da Unilab”, declarou a técnica de laboratório em Enfermagem do ICS/Unilab, Daiany Nogueira.

O merecido reconhecimento e agradecimento veio à sua rede de apoio (sua família indígena da etnia Tapeba, do Ceará) que a proporcionou o período de dedicação aos estudos. “Estudar é um privilégio”, enfatiza Daiany, que também é estudante do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Unilab (Maenf). “[A Unilab é] minha segunda casa e tenho a honra de servi-la fazendo parte do time do ICS oficialmente. Esperei muito por este dia”, comemora.

Daiany Nogueira, técnica de laboratório em Enfermagem do ICS/Unilab, com a vice-reitora, Cláudia Carioca. Foto: Secom/Unilab.
Categorias