Direção do Malês emite nota sobre ônibus das 22h de São Francisco do Conde para Salvador

Data de publicação  26/04/2022, 16:34

A Direção dos campus dos Malês emitiu nesta terça-feira (26/04) nota, que segue abaixo, sobre as negociações para reativação da linha de ônibus das 22h, de São Francisco do Conde para Salvador.

Nota sobre o ônibus de 22h de São Francisco do Conde para Salvador

No dia 14 de março de 2022, a Direção do Campus dos Malês encaminhou à Atlântico Transportes ofício informando sobre a retomada das aulas presenciais no Campus dos Malês a partir de 04 de abril de 2022 e solicitando a reativação da linha de ônibus de São Francisco do Conde para Salvador no horário de 22h. Como não houve resposta ao ofício nem sucesso nas tentativas de contato telefônico, solicitamos apoio da Prefeitura de São Francisco do Conde, que notificou a empresa através de ofício da Secretaria de Ordem Pública, também sem retorno da Atlântico Transportes. Diante disso, acionamos a AGERBA – Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicação do Estado da Bahia e participamos de audiência com este órgão no dia 08/04/2022, com participação de representantes da APUB Sindicato. Para fundamentar o nosso pleito, realizamos pesquisa com a comunidade de 05 a 08 de abril, consultando sobre os dias de interesse no serviço e encaminhamos o resultado à AGERBA. A pesquisa realizada indicou a seguinte demanda:

MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE DE USO – Linha SFC x SALVADOR, 22h
DIA DA SEMANA QUANTIDADE DE USUÁRIOS/AS
Segunda-feira 21
Terça-feira 24
Quarta-feira 26
Quinta-feira 28
Sexta-feira 17

Desde então, temos feito contato diário com este órgão e hoje (26/04), mais uma vez, fomos informados de que a Atlântico Transportes alega inviabilidade econômica de reativação da linha diante da pouca demanda e do alto custo. Em novo contato realizado hoje, 26/04, a AGERBA informou que as negociações estão acontecendo neste momento a partir da sua Diretoria, já que a área técnica não logrou êxito e que não há previsão de resposta.

Seguiremos insistindo até que o direito ao transporte público se cumpra.

Mírian Sumica Carneiro Reis

Diretora do Campus dos Malês