Seminário alusivo ao Dia do Povo Cigano acontece hoje (quarta-feira, 25)

Data de publicação  19/05/2022, 13:07

O II Seminário de Movimentos, Identidade e Cultura Cigana: (des)Encontros e Trajetórias, alusivo ao Dia Nacional do Povo Cigano – 24 de maio – ocorre na próxima quarta-feira (25), a partir das 11h, com atividades presenciais no Ceará e on-line. Inscreva-se neste link.

O evento objetiva fortalecer e valorizar a identidade e a cultura cigana e combater o preconceito e racismo a partir das atividades propostas, garantindo espaço para realização de debates, rodas de conversas, troca de saberes e vivências.

O seminário faz parte do projeto de extensão Formação de Lideranças Ciganas, aprovado no Edital nº 04/2021 – Pibeac 2022, coordenado pelo professor Lailson Silva, em parceria com o Instituto Cigano do Brasil – ICB. Haverá certificação de 8 horas.

10h – 11h

Local: Sala 201 na unidade acadêmica de Palmares 2

Cartas na Mesa: O Baralho cigano e o mito da adivinhação
Ministrante: Flor Fontenele (Cigana Rom, discente do BHU e pesquisadora da temática cigana)

11h – 12h

Local: Pátio de Palmares 2

Oficina de Dança Cigana
Ministrante: Cigana Cassandra

Local: Auditório do Bloco Didático no Campus da Liberdade

14h30min – 15:30

Lançamento da Revista Chabourens e roda de conversa com a cigana Rom Safira Fontenele, estudante de Letras Inglês na Unilab. E a cigana Rom Flor Fontenele, estudante bacharelado em Humanidades na Unilab.

16h – 17h

Exibição do vídeo e debate – Cartas Ciganas para Marielle com a diretora e cigana Rom Yasmim Rocha, estudante do curso de Secretariado Executivo na UFC, a dançarina Cigana Kassandra Mouzaede e a roteirista e cigana Rom Flor Fontenele.

Noite

Local: Pátio de Palmares 2

Roda de conversa – Tradição e Cultura
Participante: Renan Cigano

20h – 21h

Mesa redonda: O Povo Cigano e as Políticas de Ações Afirmativas Educacionais com os convidados.

Participantes:

Roque Albuquerque – Reitor da Unilab
Rogério Ribeiro – Presidente do Instituto Cigano do Brasil
Flor Fontenele – Graduanda no BHU

As atividades noturnas serão transmitidas ao vivo no canal oficial da Unilab no YouTube.

Mais informações pelo e-mail lailson.silva@unilab.edu.br ou florfontenele@gmail.com.