Grupo Uniculturas está com inscrições abertas para novos membros para o eixo temático danças africanas e afro-brasileiras

Data de publicação  24/05/2022, 15:47

O Grupo Uniculturas, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura, está com inscrições abertas para recrutamento de 26 novos membros para o Eixo Temático de Danças Africanas e Afro-Brasileiras – Grupo “Kabaz di Terra”, Grupo “Toques da banda” e Grupo “Ubuntudance”.

As vagas estão divididas da seguinte forma:
Grupo “Kabaz di Terra” – 10 vagas (5 masculinas e 5 femininas)
Grupo “Toques da banda” – 10 vagas (5 masculinas e 5 femininas)
Grupo “Ubuntudance” – 6 vagas ( 3 masculinas e 3 femininas)

Inscrições

Para participar da seleção, os/as candidatos/as devem ser estudantes regularmente matriculados/as em qualquer curso de graduação da Unilab e que disponibilizem 4 horas semanais para ensaios e/ou encontros com o grupo. As inscrições devem ser realizadas por meio do formulário, que encontra-se neste link. Após a inscrição, os/as candidatos/as serão convocados/as para o teste de dança, de caráter classificatório e eliminatório, sendo que, serão avaliados/as pelos/as representantes dos grupos de dança.

Apresentação do Grupo Kabaz di Terra no V Festival das Culturas da Unilab

O grupo “Kabaz di Terra” foi criado em 2019, por estudantes guineenses de diferentes cursos da Unilab e visa divulgar, promover e reconhecer as culturas guineenses da diáspora. O grupo promove diversas ações, dentre elas danças, oficinas de gastronomia guineense, língua kriol/guineenses e oficinas de danças guineenses – tina, gumbê, djambadon, dentre outras.

Apresentação do Grupo Toques da Banda no V Festival das Culturas da Unilab

O grupo “Toques da Banda” foi criado em 2018, por meio da iniciativa de estudantes angolanos para dar visibilidade às danças de Angola. O Grupo busca dar continuidade à prática de ensino de danças populares de origem angolana, em especial os ritmos de dança Kizomba e Semba.

Apresentação do Grupo Ubuntudance no V Festival das Culturas da Unilab

O grupo “Ubuntudance” busca integrar estudantes de diferentes nacionalidades e realizar práticas de danças africanas, com diferentes ritmos dos países parceiros. Ubuntudance tem a base na filosofia africana Ubuntu, que é a inspiração para suas práticas de integração.

Sobre o Uniculturas

Coordenado pelo Professor Leandro de Proença Lopes, vinculado ao Instituto de Humanidades (IH), atualmente com mais de 100 membros, o Grupo de Extensão Uniculturas é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex). Foi criado por discentes de todas as nacionalidades presentes na Unilab, em 2017, como resultado do esforço de reconhecer, valorizar e divulgar a diversidade cultural existente na universidade, a partir de múltiplas expressões artísticas e culturais mobilizadas por sujeitos a partir de seu contexto de origem. O valor fundamental que anima suas ações é o da integração.

Como um grupo que busca trabalhar na perspectiva da extensão universitária, ou da comunicação, como queria Paulo Freire, o Uniculturas é composto por “grupos temáticos” de danças africanas, ameríndias e afro-brasileiras, de teatro, moda, poesia, de música e de línguas, que se expressam por meio de oficinas, cursos, apresentações e intervenções localizadas em variados espaços, dentro da Unilab e também nas comunidades do entorno, nas escolas que têm parceira com o projeto, em municípios do Maciço e em Fortaleza.

Para obter mais informações, o e-mail de contato do grupo é grupouniculturas@gmail.com.

CONTEÚDO RELACIONADO