Participe da consulta pública sobre o Plano de Dados Abertos (PDA) até 27 de junho

Data de publicação  09/06/2022, 15:14

A Comissão Permanente de Elaboração do Plano de Dados Abertos lança a consulta pública sobre o Plano de Dados Abertos (PDA), neste formulário, no período de 13 a 27 de junho. Todos podem participar, a comunidade acadêmica e qualquer cidadão que tenha interesse na construção do novo plano de dados da universidade.

A comissão orienta que, caso opte por responder a pesquisa por um celular, fique atento(a), pois as cinco opções de resposta não aparecem completamente. Para ver todas, arraste para o lado ou use o celular na posição horizontal.

A consulta é uma orientação da Controladoria Geral da União (CGU), por meio do Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, para definir a forma como os dados da universidade serão disponibilizados aos cidadãos. No questionário, a comunidade colabora com sua opinião sobre os dados que devem ou não serem disponibilizados no PDA. A ação é um dos critérios de disponibilização e atualização da base de dados da Unilab.

Sobre o PDA

Plano de Dados Abertos (PDA) é o documento orientador para as ações de implementação e promoção de abertura de dados de dados de cada órgão ou entidade da administração pública federal, obedecidos os padrões mínimos de qualidade, de forma a facilitar o entendimento e a reutilização das informações (BRASIL, Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, Art. 2º, inciso V).

Visa ampliar a transparência, a melhoria da gestão pública, o estímulo à pesquisa, a inovação na prestação de serviços e a geração de novos negócios (BRASIL, 2016).

Na Unilab e em diversos órgãos e entidades públicas do Brasil, os dados podem ser acessados no Catálogo Único do Portal de Dados Abertos.

Outras informações pelo contato sgit@unilab.edu.br ou na página da SGIT/Unilab.

Sobre Governança Pública

É o conjunto de mecanismo de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade (BRASIL, 2017).

Palavra-chave