Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Abertas inscrições para minicurso sobre Estado, Neocolonialismo e Educação, evento que ocorre dia 29/06, às 13h30, no auditório de Auroras (CE)

Data de publicação  22/06/2022, 14:56
Postagem Atualizada há 21 horas
Saltar para o conteúdo da postagem

O Minicurso “Estado, Neocolonialismo e Educação – como se produz alienação e subdesenvolvimento no Brasil e nos Palops” acontece no dia 29 de junho, no auditório I do campus das Auroras, das 13h30 às 17h. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail:  andrealvesdelima@unilab.edu.br.

Este minicurso pretende descrever e ensinar quais são os mecanismos sociais, culturais e institucionais que impossibilitam a erradicação da pobreza, das desigualdades e do subdesenvolvimento econômico no Brasil e nos Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOPs). O Brasil, por exemplo, apesar de comemorar o Bicentenário da Independência este ano, desponta como uma das nações mais desiguais do planeta, onde a concentração de renda e o orçamento dos entes federativos se articulam para inviabilizar políticas públicas efetivas de desenvolvimento humano, social e econômico.

Quais as origens desse mecanismo de dominação e de reprodução do subdesenvolvimento? A explicação seria cabível para compreender o subdesenvolvimento nos PALOPs, visto que nossos estados nacionais surgiram a partir do mesmo sistema de colonização? De que forma a educação reproduz o neocolonialismo? São perguntas que serão respondidas no minicurso. O evento será conduzido pelo professor Sebastião André Alves de Lima, do curso de Sociologia da Unilab e coordenador do projeto de extensão Cenários Internacionais e Geopolítica Contemporânea; e pelo graduado em Humanidades Eduardo Sala, estudante de Sociologia e bolsista do referido projeto.

Categorias
Palavras-chave

CONTEÚDO RELACIONADO