Eliane Marques apresenta a Psicanálise Amefricana, no auditório do campus dos Malês, no dia 7 de julho, a partir das 14h

Data de publicação  01/07/2022, 13:37

No dia 07 de julho, das 14h às 18h, no auditório do campus dos Malês, a psicanalista, poeta, escritora, tradutora e ativista negra, a gaúcha Eliane Marques, apresentará seus estudos sobre a psicanálise amefricana, uma abordagem teórica sobre a construção de uma psicanálise fundamentada em perspectivas negroafricanas e diaspóricas à luz do pensamento de intelectuais negros e negras, indígenas, africanos e amefricanos, buscando novas possibilidades de tratamento psicanalítico em consonância com as subjetividades dos povos colonizados e numa práxis inserida nisso que, atualmente, chamamos de decolonialidade.

A intenção dessa Roda de Conversa é promover o método em ambiências acadêmicas, fortalecendo os sentidos de sua ação epistemológica, alinhando-se aos legados culturais africanos e indígenas que são utilizados como ferramentas fundamentais para o exercício da prática clínica da psicanálise amefricana.

O evento é promovido pelos grupos de pesquisa Nyemba e Gepilis, e pelo componente Filosofia da Ancestralidade. A vinda da professora Eliane Marques para Bahia foi organizada pela psicóloga e mestre em psicologia e psicanalista em formação,Edlamar França, pela professora Luíza Reis e pela atriz Vera Lopes. Sobre o que vem a ser mais precisamente a psicanálise amefricana, as envolvidas informam: “psicanálise amefricana vai se constituindo numa nova maneira de se conceber o discurso em seu movimento estrutural. Psicanálise amefricana, enlaçada na concepção de Améfrica Ladina proposta por Lélia Gonzalez, vai se constituindo no pagamento de uma dívida que temos com nossas/nossos ancestrais. E ainda, psicanálise amefricana vai se constituindo num movimento de renovação na psicanálise onde Exu, como o fora e o dentro da série, é a base de um discurso fundante de novas formas de laço social”, esclarecem.

Lançamento de livro
A partir, das 16h, será lançado o livro O poço das marianas, com 40 poemas inéditos de Eliane Marques, acrescido de: “Uma revista de textos críticos – nascida da imersão de Ronald Augusto, Ricardo Aleixo, Prisca Agustoni e Adriano Migliavacca no tereno
barroso do poço”. Exemplar R$ 65,00.

Serviço
Evento: Fundamentos da Psicanálise Amefricana, com Eliane Marques, seguido de lançamento do livro O poço das marianas.
Onde: Auditório da Unilab – Campus dos Malês – São Francisco do Conde / Bahia.
Horário: das 14h às 18h. Entrada Franca

CONTEÚDO RELACIONADO