Mestrado em Energia e Ambiente seleciona discentes. Inscreva-se até 7 de agosto

Data de publicação  12/07/2022, 15:56

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Energia e Ambiente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (PGEA/Unilab) publicou, nesta terça-feira (12), o edital PGEA nº 02/2022, que rege o processo seletivo para ingresso no semestre 2022.2.

São ofertadas 11 vagas, distribuídas entre as subáreas “Processos Químicos”, “Instrumentação, Óptica e Computação” e “Recursos Hídricos”. O período de inscrição para o processo seletivo será de 25 de julho a 7 de agosto.

Todo o processo seletivo, bem como suas documentações obrigatórias, podem ser conferidas e acompanhadas na página do certame, no Portal do Mestrado Acadêmico em Engenharia e Ambiente.

Inscrições e cronograma

O link para cadastramento da inscrição pode ser encontrado nesta página.

É importante que o candidato esteja atento aos documentos solicitados pelo item do edital:

– Ficha de solicitação de inscrição preenchida e assinada pelo(a) candidato(a) (Anexo I).
– Declaração de anuência do empregador para liberação de pelo menos 20 horas semanais durante os 24 meses de atividades acadêmicas no Mestrado em Energia e Ambiente, caso o(a) candidato(a) tenha vínculo empregatício (Anexo II).
– Declaração de não exercício de atividade remunerada, caso o(a) candidato(a) não tenha vínculo empregatício (Anexo III).
– Planilha de pontuação de análise curricular (Anexo IV) preenchida digitalmente pelo(a) candidato(a).
– Juntada de documentos relacionados na seção 6 do deste edital, em PDF único.

Todas as datas do processo seletivo, bem como prazos para recurso e resultados, podem ser encontradas no item 8 do edital (“calendário”).

Pós-graduação em Energia e Ambiente

O Mestrado em Energia e Ambiente está vinculado ao Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (IEDS/Unilab). Tem por objetivo a qualificação de futuros profissionais e pesquisadores com competências e habilidades relativas à informação, compreensão, aplicação, análise e avaliação aplicada ao setor energético, aptos para sistematizar, inovar, propor políticas e otimizar os sistemas de transformação e uso final de energia no âmbito do desenvolvimento sustentável. Possui como Área de Concentração Energia e Ambiente e as seguintes linhas de pesquisa: Processos Sustentáveis, Inovação e Difusão Tecnológica; e Sistemas Energéticos, Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos.

O Programa foi criado em 29 de março de 2019, com a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) durante sua 184ª reunião.

Palavra-chave