Até 25/07, abertas inscrições para cadastro de estudantes interessados em compartilhar moradia com ingressantes internacionais

Data de publicação  15/07/2022, 16:13

A Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae) e a Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (Prointer), por meio do edital nº 04/2022, tornam público que se encontram abertas inscrições para organização de cadastro de estudantes interessados/as em compartilhar moradia (Estudante Acolhedor/a) com ingressantes internacionais (angolanos/as, caboverdianos/as, guineenses, moçambicanos/nas, santomenses e timorenses) da Unilab, do semestre letivo 2022.1, bem como de estudantes remanescentes e em ensino remoto no semestre letivo em curso dos períodos letivos 2020.2, 2021.1 e 2021.2. O prazo de inscrição é de 15 /07 a até às 23h59min de 25/07/2022.

Requisitos para participar deste edital:

–  Ser angolano/a, brasileiro/a, cabo-verdiano/a, guineense, moçambicano/a, santomense ou timorense, matriculado/a regularmente em um dos cursos de graduação presencial da Unilab;
– Estar cursando, até a data de publicação do presente Edital, pelo menos o primeiro semestre regular do seu curso;
– Possuir endereço residencial comprovado nos municípios de Acarape/Ce, Redenção/Ce e São Francisco do Conde/Ba.

Os/as estudantes ingressantes da entrada 2022.1, bem como os estudantes remanescentes e em ensino remoto no semestre letivo em curso dos períodos letivos 2020.2, 2021.1 e 2021.2, interessados/as em ser acolhidos por estudantes veteranos/as (acolhedores)brasileiros/as e internacionais da Unilab deverão atender aos seguintes requisitos:

-Ser estudante aprovado/a no Processo de Seleção para Estudante Estrangeiro da Unilab – PSEE, Edital 01/2019/Prointer, de 22 de março de 2019 (entradas 2020.2 e 2021.1), regularmente matriculado, bem como Candidato/a internacional selecionado/a no Edital PSEE 2021-2022, de 08 de Outubro de 2021 (entradas 2021.2 e 2022.1), que tenha assinado Carta de Aceite para estudar na Unilab;
– Assinar o Termo de Compartilhamento de Moradia.

Processo de seleção/ Inscrição para estudante acolhedor (a)

São etapas do processo de seleção/inscrição para Estudante Acolhedor/a:

a) acesso, preenchimento e envio do formulário eletrônico para Cadastro de informações pessoais/residenciais (Anexo II do edital);

b) envio, por e-mail da SAAC /CSAA/Prointer (acolhimento.prointer@unilab) para os estudantes do Ceará, e Serinst (serinst@unilab.edu.br) para os estudantes da Bahia, a documentação completa, constante no Anexo III do edital;

c) participação no Seminário de Capacitação para a Acolhida;

São etapas do processo de seleção/inscrição para Estudante Acolhido/a:

a) o/a estudante acolhido deverá enviar o Termo de Compartilhamento de Moradia devidamente assinado, constante no Anexo VI do edital.

Ajuda de custo

Será disponibilizada Ajuda de Custo para acolhimento de estudantes internacionais (angolanos/as, caboverdianos/as, guineenses, moçambicanos/nas, santomenses e timorenses) ingressantes do semestre letivo 2022.1, bem como de estudantes remanescentes e em ensino remoto no semestre em curso dos períodos letivos 2020.2, 2021.1 e 2021.2, no valor de R$ 1.000,00 (mil reais) por estudante acolhido, em caso de cumprimento do período de 05 (cinco) meses previsto em edital.

A Ajuda de Custo será repassada ao estudante acolhedor em 05 (cinco) parcelas de R$200,00 (duzentos reais) por estudante acolhido, em caso de cumprimento do período de 05 (cinco)meses previsto em edital.

Seleção do estudante acolhedor
O processo de seleção de Estudante Acolhedor/a será de responsabilidade da SAAC/CSAA/Prointer (Ceará) e da Serinst (Bahia), em parceria com a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae), a Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais(Prointer), a Coordenação de Políticas Estudantis (COEST), a Seção de Políticas Estudantis -SEPE (Bahia) e os tutores do PAIE, e constará das seguintes etapas:

a. Análise das informações (Cadastro de Informações Pessoais/Residenciais para Estudantes
acolhedores/as e Estudantes acolhidos/as);
b. Conferência da Documentação;
c. Exame da Carta de Motivação;
d. Entrevista;
e. Seminário de Capacitação para a Acolhida;
f. Assinatura do Termo de Compartilhamento de Moradia;

Cronograma

O Seminário de Capacitação para a Acolhida, entrevistas e assinatura do termo de compartilhamento de moradia  será no dia 29 de julho e o resultado final será divulgado no dia 01 de agosto de 2022, mesma data do início das atividades de acolhimento.

CONTEÚDO RELACIONADO