Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis abre inscrições para seleção nos dias 7 a 21/08

Data de publicação  27/07/2022, 15:16
Postagem Atualizada há 2 semanas
Saltar para o conteúdo da postagem

Conforme edital MASTS 01/2022, entre os dias 07 a 21 de agosto de 2022, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de ingresso ao Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileiras (Unilab), para o ano de 2022. No total, estão sendo ofertadas 15 vagas, distribuídas para ampla concorrência, ações afirmativas e candidatos dos países lusófonos.

São habilitados à inscrição portadores de títulos de graduação em qualquer área do conhecimento. O Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis só aceitará inscrições por via eletrônica. Para tanto, todos os documentos solicitados para inscrição, conforme edital, deverão ser digitalizados no formato .pdf e encaminhados para o endereço eletrônico do curso: selecaomasts@unilab.edu.br.

Linhas de pesquisa

O candidato deve assinalar a linha de pesquisa na qual pretende concorrer no ato da inscrição. O Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis aceita graduados nas diversas áreas do conhecimento interessados em abordar as questões discutidas por ele, no âmbito de suas Linhas de Pesquisa, a saber:

a) Tecnologias e Desenvolvimento Sustentável – voltada para a análise, compreensão e difusão de tecnologias balizadas pelo enfoque do desenvolvimento sustentado, sustentável e includente e que, sobretudo, possam ser apropriadas pelas populações interessadas;

b) Sociobiodiversidade e Sustentabilidade – voltada para a análise e compreensão das conformações sócio-históricas e antropológicas relacionadas às temáticas da sustentabilidade e às diversas formas de apropriação e uso dos recursos naturais. Nesse sentido, o Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis incorpora graduados que, independentemente de sua formação, estejam interessados em aprofundar seus conhecimentos acerca da temática da sustentabilidade e da diversidade de aportes no trato com a natureza e a sua transformação em recursos.

Processo seletivo

O processo de seleção compreenderá das seguintes avaliações de caráter eliminatório e classificatório: avaliação escrita, avaliação do projeto de pesquisa, entrevista em caráter presencial, análise do Curriculum Vitae/Lattes e banca de heteroidentificação. O resultado final será divulgado no dia 12 de outubro.

MASTS

O Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis oferece formação interdisciplinar visando promover a conservação e o uso sustentável da biodiversidade, por meio da reflexão e da produção de conhecimento acerca da elaboração, divulgação e consumo de tecnologias sustentáveis. Nesse sentido, o Mestrado compreende tanto a formulação de tecnologias voltadas para o enfrentamento das questões que ocupam as agendas nacionais e internacionais sobre a conservação e o uso racional dos recursos naturais, quanto à produção de conhecimento acerca das dinâmicas e das estratégias sociais no trato com a natureza.

Todas as informações sobre o processo seletivo encontram-se no edital MASTS 01/2022, que também pode ser acessado na página do curso: https://masts.unilab.edu.br/

CONTEÚDO RELACIONADO