Até 29/08, inscrições abertas para cadastro de discentes da Bahia, interessados em compartilhar moradia com estudantes internacionais

Data de publicação  26/08/2022, 15:40

A Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae) e a Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (Prointer)  tornam público, por meio do edital 05/2022, que se encontram abertas, até o dia 29 de agosto, as inscrições para organização de Cadastro de Estudantes da Unilab, na Bahia, interessados/as em compartilhar moradia (Estudante Acolhedor/a) com ingressantes internacionais (angolanos/as, caboverdianos/as, guineenses, moçambicanos/nas, santomenses e timorenses) da Unilab, do semestre letivo 2022.1, bem como de estudantes remanescentes e em ensino remoto no semestre em curso dos períodos letivos 2020.2, 2021.1 e 2021.2.

Requisitos para participar do edital:

Os/as estudantes veteranos/as interessados/as (Estudantes Acolhedores/as) em compartilhar moradia com angolanos/as, caboverdianos/as, guineenses, moçambicanos/nas, santomenses e timorenses ingressantes das entradas 2020.2, 2021.1, 2021.2 e 2022.1 deverão atender aos seguintes requisitos:

-Ser angolano/a, brasileiro/a, cabo-verdiano/a, guineense, moçambicano/a, santomense ou timorense, matriculado/a regularmente em um dos cursos de graduação presencial da Unilab;
-Estar cursando, até a data de publicação do presente Edital, pelo menos o primeiro semestre regular do seu curso;
-Possuir endereço residencial comprovado no município de São Francisco do Conde/Ba.

Os/as estudantes ingressantes das entradas 2020.2, 2021.1, 2021.2 e 2022.1, interessados/as em ser acolhidos por estudantes veteranos/as (acolhedores) brasileiros/as e internacionais da Unilab deverão atender aos seguintes requisitos:

-Ser estudante aprovado/a no Processo de Seleção para Estudante Estrangeiro da Unilab – PSEE, Edital 01/2019/Prointer, de 22 de março de 2019 (entradas 2020.2 e 2021.1), regularmente matriculado, bem como Candidato/a internacional selecionado/a no Edital PSEE 2021-2022, de 08 de Outubro de 2021 (entradas 2021.2 e 2022.1), que tenha assinado Carta de Aceite para estudar na Unilab.
-Assinar o Termo de Compartilhamento de Moradia.

Etapas

A Seleção para estudantes interessados/as em participar do edital na condição de Estudante Acolhedor/a constará das seguintes etapas:

Estudante Acolhedor/a:  no período previsto no cronograma do Anexo I do Edital, acessar, preencher e enviar do formulário eletrônico disponível no link
https://forms.gle/yrdjRwsgBEkR8JGD8 (Anexo II do Edital),  com fins de cadastro de informações pessoais/residenciais e envio da documentação descrita no Anexo III do Edital; e participar do Seminário de Capacitação para a Acolhida, conforme cronograma.

Estudante a ser Acolhido/a: o/a estudante a ser acolhido deverá enviar o Termo de Compartilhamento de Moradia devidamente assinado, constante no Anexo V do presente Edital.

Ajuda de custo

Será disponibilizada Ajuda de Custo para acolhimento de estudantes internacionais (angolanos/as, caboverdianos/as, guineenses, moçambicanos/nas, santomenses e timorenses) ingressantes do semestre letivo 2022.1, bem como de estudantes remanescentes e em ensino remoto no semestre em curso dos períodos letivos 2020.2, 2021.1 e 2021.2, no valor de R$ 1.200,00 ( mil e duzentos reais) por estudante acolhido, em caso de cumprimento do período de 4 meses previsto em edital.  A Ajuda de Custo será repassada ao estudante acolhedor em quatro parcelas de R$ 300,00 (trezentos reais) por estudante acolhido, em caso de cumprimento do período de 4 meses previsto em edital.

Cronograma

O Seminário de Capacitação para a Acolhida, entrevistas e assinatura do termo de compartilhamento de moradia acontece a partir de 31 de agosto e o resultado final será divulgado a partir de 1º de agosto, quando também iniciam-se as atividades.

>Todas as informações sobre esse processo podem ser obtidas no edital 05/2022.

CONTEÚDO RELACIONADO