Prograd divulgou o resultado da Homologação de Inscrições do seletivo de professores para o Programa Residência Pedagógica

Vagas para os campi da Unilab (Ceará e Bahia)

Data de publicação  29/09/2022, 17:11

Nesta terça-feira (11), a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/Unilab) divulgou o resultado da Homologação de Inscrições (Ceará e Bahia), conforme edital nº 28/2022, com oferta 33 vagas para seleção de professor preceptor do Programa Residência Pedagógica (PRP).

Consulto o andamento da seleção na página da PRP.

A seleção abrange vagas de docentes das redes Estadual, Municipal e/ou Federal de Ensino para atuarem como preceptores nos subprojetos vinculados aos cursos de licenciatura ofertados pela Unilab – Biologia, Física, Letras – Língua Portuguesa, Letras – Língua Inglesa, Pedagogia, História e Sociologia.

As bolsas serão concedidas pelo MEC/Capes e terão duração máxima de 18 meses, limitada à vigência do projeto. O valor mensal individual será de R$ 765,00.

As inscrições ocorrem de 29 de setembro a 5 de outubro, exclusivamente pelo formulário eletrônico correspondente aos subprojetos – ver item 8 do edital.

Atribuições

Entre as atribuições do professor preceptor do Programa Residência Pedagógica/Capes/Unilab estão: planejar e acompanhar as atividades dos residentes na escola-campo; orientar, juntamente com o docente orientador, a elaboração de relatórios, relatos de experiência ou outros registros de atividades dos residentes; avaliar o residente na prática pedagógica, auxiliar na elaboração de materiais didáticos, entre outras constantes do edital. As atribuições estão previstas na Portaria nº 82/2002/Capes e em recomendações da Coordenação de Área do Subprojeto da Unilab.

O programa tem como objetivos fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura, além de contribuir para a formação da identidade profissionais docente dos licenciados, entre outros pontos.

Para pleitear a bolsa, o candidato deverá atender às seguintes condições:

I – possuir diploma de licenciatura em área do conhecimento correspondente à área do subprojeto;

II – possuir experiência mínima de dois anos no magistério da educação básica;

III – ser professor em efetivo exercício na escola-campo que abrigará o subprojeto, atuando em sala de aula na área ou na etapa correspondente ao curso que compõe o subprojeto;

IV – possuir disponibilidade de tempo para se dedicar às atividades relacionadas à sua função no PRP;

V – não ser bolsista de outros programas da Capes, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, ou do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, salvo nos casos previstos em normas específicas e mediante autorização expressa da Capes.