Prograd divulgou o resultado da Homologação de Inscrições do seletivo do Pibid

Data de publicação  29/09/2022, 17:40

Nesta semana, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/Unilab) divulgou os resultados do seletivo de bolsistas de supervisão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), junto com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com apresentação da homologação de inscrições e do resultado de recurso, conforme o cronograma do edital nº 29/2022.

Confira o andamento do certame pela página do Pibid.

As inscrições ocorrerão no período de 29 de setembro a 5 de outubro, exclusivamente pelo formulário eletrônico correspondente ao subprojeto – ver item 8 do edital. As bolsas serão concedidas pelo MEC/Capes e terão duração máxima de dezoito meses. O valor mensal, individual, será de R$ 765,00.

Podem se inscrever professores/as da Rede Federal, Estadual e Municipal da Educação Básica, que atuarão, caso selecionados, como supervisores/as nos subprojetos do PIBID/CAPES/UNILAB vinculados aos cursos de licenciatura ofertados pela Unilab – Ciências Biológicas, Física, História, Letras Língua Inglesa, Letras Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Química e Sociologia.

Entre as atribuições do professor supervisor estão controlar a frequência dos/as bolsistas de iniciação à docência na escola, repassando essas informações à Coordenação de Área do Programa; implementar o Projeto Institucional e o Subprojeto, conforme documento aprovado pela Capes e planejamento institucional; elaborar, desenvolver e acompanhar, em parceria com as redes e com o coordenador de área, as atividades dos discentes sob sua orientação. participar de seminários regionais do Pibid, entre outras atribuições.

Para pleitear a bolsa, o candidato deverá atender às seguintes condições:

I – ser aprovado no processo seletivo do Programa realizado pela IES;

II – possuir licenciatura na área do subprojeto;

III – possuir experiência mínima de dois anos no magistério na educação básica;

IV – ser professor da escola de educação básica da rede públicas de ensino que integra o projeto institucional e estar atuando em sala de aula na área ou etapa correspondente à habilitação concedida pelo curso que compõe o subprojeto;

V – Declarar que possui disponibilidade de tempo necessário para realizar as atividades previstas para sua atuação no projeto (Anexo II); e

VI – Firmar termo de compromisso com a Capes, cujo formulário será gerado no Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA).

Os supervisores de Pedagogia deverão estar atuando na educação infantil ou nos anos iniciais do ensino fundamental.

Sobre o Pibid

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) faz parte das iniciativas do Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes – conforme consta no Edital Nº 23/2022/CAPES, cuja finalidade é fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira.