Comemorando o Dia da Criança e do Professor, a 6ª Ciranda Paulo Freire e a Adufc promoveram ações lúdicas e culturais em Fortaleza/CE

Data de publicação  26/10/2022, 09:41
Postagem Atualizada há 1 ano

Neste mês de outubro, período de comemorações das Crianças e do Professor, está acontecendo a 6ª Ciranda Paulo Freire e da Adufc (Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará), com atividades culturais, lúdicas, artísticas e corporais, voltadas ao público infantil, para discentes, docentes e comunidade da Casa Encantada.

Este ano, o evento inspira-se nos 100 anos do educador Paulo Freire e as 100 linguagens de crianças. A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) é uma das realizadoras dessa Ciranda.

Continuidade da Programação

Ainda na programação, nesta quarta-feira (26), às 13h, na Escola Edmilson Barros, em Redenção/CE, aconteceu mais uma atividade especial com as crianças e famílias que compareceram ao local.

Atividades em Fortaleza/CE

Parque Aldahil Barreto

Entre as atividades, o público da capital, Fortaleza/CE, foi agraciado com duas atividades: no último dia 15, a equipe do Centro Integrado de Atenção ao Desenvolvimento Infantil (Ciadi/Unilab) e da 6ª Ciranda Paulo Freire celebraram o momento no Parque Aldahil Barreto, um equipamento público da Prefeitura de Fortaleza, onde predomina o verde da natureza. Os parceiros da ADUFC foram convidados vários oficineiros para realização das atividades em quatro ambientes ao ar livre: espaço corporalidades (com vivência de Yoga, brincadeiras de roda, vivência de esportes); espaço intercultural (com oficinas de desenho, grafite, escultura de papel alumínio); e o espaço entre linhas, prosa e poesia (oficina de bonecas abayomi, oficina de tricot de dedo e o sarau vidas poéticas).

Tivemos também a presença do Projeto Casa do Brincar, que utiliza a metodologia de ensino Waldorf para promover vivências que proporcionem o despertar dos sentidos e o pleno desenvolvimento da criança de forma lúdica e que a natureza seja o principal elemento para a aprendizagem.

Considerando o tema desta edição “As cem linguagens da criança”, as atividades lúdicas objetivaram promover um pasmo essencial (despertar os sentidos do corpo como se fosse a primeira vez), a partir de práticas artísticas com desenho, música, dança, práticas manuais, dentre outras.

O parque público, contraditoriamente, costuma ser um espaço de realização de atividades privadas, tais como festas de aniversário e outros pequenos eventos familiares, desportivos, etc. Já a ciranda chegou, chegando. Levamos diferentes atividades de forma gratuita para a criançada e para os adultos também. Todo mundo brincou e para estes últimos, a possibilidade de ativar a criança que habita cada um de nós.

Para muitos/as a primeira vez que participam da Ciranda, que já está em sua VI edição. Além de um momento de vivências artísticas, realizamos trocas de experiências, redes de afetos, visando um único objetivo: continuar possibilitando momentos como este, só que agora, cada cirandeiro/a do seu lugar que ocupa no mundo, disseminando a filosofia educacional Frereana. Paulo Freire Vive!

Areninha Caça e Pesca

No dia 22, a Areninha do Caça e Pesca, em Fortaleza/CE, foi o lugar escolhido para programação da equipe da 6ª Ciranda da Criança – Paulo Freire com a realização das atividades de oficinas: auto-retrato, en-cantos populares, tricot de dedo.

Aniversário da Casa Encantada

Como parte da programação da 6ª Ciranda Paulo Freire e da Adufc, também será celebrado o quinto aniversário da Casa Encantada – projeto realizado em parceria com a Unilab e Centro Integrado de Atenção ao Desenvolvimento Infantil (Ciadi), com apoio da prefeitura municipal de Redenção/CE.