CGU concede à Unilab nota máxima de conformidade sobre a Avaliação do Programa de Integridade

Data de publicação  17/11/2022, 15:31
Postagem Atualizada há 1 ano

Equipe da Controladoria-Geral da União (CGU) se reuniu, no Campus da Liberdade/Unilab, com membros da Reitoria e da Secretaria de Governança, Integridade e Transparência (SGIT).

Na última quarta-feira (16), uma equipe da Controladoria-Geral da União (CGU) se reuniu, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com membros da Reitoria e da Secretaria de Governança, Integridade e Transparência (SGIT) para o encerramento da Avaliação dos Programas de Integridade dos órgãos e entidades abrangidos pelo Decreto nº 10.756, de 7 de julho de 2021, que institui o Sistema de Integridade Pública do Poder Executivo Federal (Sipef).

O objetivo da avaliação, que ocorreu em etapas, foi obter um diagnóstico sobre a estruturação do programa de integridade, possibilitando a identificação de forças e fraquezas no que tange à integridade pública do órgão.

No processo de avaliação, foram analisados 34 itens, e a Unilab apresentou evidências de cumprimento de todos eles, atingindo, assim, nota máxima de conformidade. A equipe da CGU demonstrou satisfação com os resultados apresentados pela universidade, parabenizando o trabalho empenhado da equipe. Segundo o superintendente da CGU, Giovanni Pacelli, ficou demonstrado o avanço da Unilab, por meio dos resultados obtidos nos últimos 12 meses, pelo que destacou que “não existe sorte em resultados, apenas trabalho”.

Para a vice-reitora da Unilab, Cláudia Carioca, “A nota máxima obtida é uma supervitória, pois é fruto de um trabalho zeloso e fiel que ainda vai completar um ano em dezembro. Ouvir do superintendente da CGU que a Unilab está de parabéns não tem preço!”.

Avaliação em etapas

A primeira etapa da avaliação do programa de integridade ocorreu entre os meses de agosto e setembro deste ano, em que a Unilab respondeu a um formulário com questões relacionadas a iniciativas voltadas ao programa de integridade na instituição, bem como apresentou as evidências comprobatórias da execução dessas iniciativas. Para a realização dessa etapa, a SGIT contou com as demais instâncias de integridade e outros setores da Unilab, que contribuíram fornecendo as evidências relacionadas à sua respectiva área de atuação.

Dentre as demais etapas da avaliação estão a entrevista técnica, que ocorreu em 27 de outubro deste ano, e a reunião de encerramento, ocorrida no último dia 16, em que foi apresentado o feedback sobre o resultado da avaliação.

A chefe da Secretaria de Governança, Integridade e Transparência da Unilab, Adriana Gonçalves, destacou o processo importante por que passa a universidade. “Participar da avaliação e ter feedbacks positivos mostra que estamos caminhando para a construção de uma cultura de integridade mais consolidada na Unilab. Sabemos que ainda há muito trabalho a ser feito e a SGIT segue empenhando esforços para fortalecer o programa de integridade, assim como para continuar disseminando esta cultura de integridade na Unilab”, pontuou.

Também participaram da reunião o coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção (NAOP/CGU), Leonino Rocha, e o assistente em Administração na SGIT, Deric Venício.

Palavra-chave