Projeto de extensão Diálogos Urbanos participa da Semana da Consciência Negra em Centro Educacional, em Guaiúba/CE

Data de publicação  29/11/2022, 11:02
Postagem Atualizada há 1 ano

O Grupo Diálogos de Extensão e Pesquisa Interdisciplinares, através do projeto de Extensão Diálogos Urbanos, juventudes e educação (Pibeac- Proex), participou da Semana da Consciência Negra no Centro Educacional de Arte e Cultura – CEARC, no município de Guaiúba/CE. A Roda de Diálogos sobre o Filme “Carolina Maria de Jesus – Facetas de um Brasil desigual” aconteceu no dia último dia 16 de novembro e contou com a participação de Geyse Anne, militante do Movimento Negro e integrante do Grupo Diálogos, que abordou a biografia de Carolina de Jesus, dialogando com os temas presentes na obra “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”.

A atividade teve como público alvo alunos do 7ºano do Ensino fundamental II, da escola CEARC, que assistiram ao filme, debateram sobre o tema e apresentaram suas percepções acerca da obra, sempre trazendo para o foco a questão do racismo e das dificuldades de Carolina Maria de Jesus para sobreviver. A mediação foi da convidada Geyse Anne. Em uma dinâmica coletiva e de reconstrução de saberes, foram realizadas pequenas rodas de conversa, nas quais os alunos se dividiram e debateram sobre o filme e a importância de refletir a respeito da luta antirracista.

No dia 18 de novembro, os alunos orientados pela professora Valdelia Freitas apresentaram suas reflexões na culminância da Semana da Consciência Negra da Escola CEARC, na qual estiveram presentes os alunos da escola, professores, núcleo gestor e representantes da Secretaria Municipal de Educação de Guaiúba.

Entendendo o papel fundamental da universidade vinculado ao ensino, pesquisa e extensão, o Grupo Diálogos agradece a parceria firmada com a escola, que tem em seu núcleo gestor a pessoa da professora Maria D’Jesus – diretora, professora Silvia Peixoto – coordenadora pedagógica e Adryel Carlos – assistente administrativo. O Grupo também agradece o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Guaiúba, na pessoa do Secretário Mailton Nocrato.

Sobre o Centro Educacional de Arte e Cultura – CEARC

O Centro Educacional de Arte e Cultura – CEARC fica localizado no município de Guaiúba, há aproximadamente 43 quilômetros da capital do Ceará, Fortaleza. Trata-se de uma escola municipal em tempo integral, que tem em seu currículo, além das componentes curriculares básicas, as componentes diversificadas como artes dramáticas/visuais, música e dança. A escola inscreve-se em um contexto diferente das outras escolas da Rede Básica de Ensino da região, pois é a única escola fundamental II a operar em tempo integral.

Sobre o Grupo Diálogos de Extensão e Pesquisas Interdisciplinares

O Grupo Diálogos de Extensão e Pesquisas Interdisciplinares (Diálogos), coordenado pelo professor Eduardo Gomes Machado, foi instituído em 2015, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Desde então, vem executando projetos de extensão e pesquisa, integrando ações variadas, mesclando vieses extensionistas, educacionais e de pesquisa. Tem como vetores essenciais o caráter participativo, a autorreflexão continuada, a construção coletiva e a contestação às estruturas, processualidades e dinâmicas colonialistas e capitalistas. Para tanto, realiza palestras, seminários, rodas de conversas, ciclos de debates, oficinas, cursos, intercâmbios, grupos de estudo, audiências públicas, assessoria a movimento sociais, além dos trabalhos de campo inerentes aos projetos de pesquisa e extensão.

Outras informações sobre o Grupo Diálogos podem ser obtidas pelo e-mail: dialogos@unilab.edu.br.

CONTEÚDO RELACIONADO